Quarta-feira de Cinzas na Paróquia do Rosário

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15)

Paz e Bem!

Com a Celebração das Cinzas a Igreja inicia o tempo litúrgico da Quaresma, em que os fiéis são chamados a caminhar com o Senhor pelo deserto, a praticar jejum e gestos concretos de fraternidade e caridade; além do convite para a vivência dos mistérios da paixão e morte de Jesus, para enfim celebrar a Ressurreição. Quaresma é tempo de misericórdia, de profunda oração, de intimidade com Deus. É tempo de solidariedade, gratidão, reflexão e mudança de vida.

A origem das cinzas colocadas sobre a cabeça ou assinalada em formato de cruz na testa dos fiéis, tem seu significado. Elas são preparadas com as palmas e ramos de árvores usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Depois de secarem, são queimadas e se transformam em cinzas, lembrando assim, o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo, de glória. Desta forma, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, reconhecem que são pó, ou seja, aceitam passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos e ressurgindo das cinzas.

O Papa Francisco lembra que o tempo quaresmal é oportunidade de acabar com o mal da nossa vida. “Possa o jejum corporal, a que nos chama a Quaresma, fortalecer o nosso espírito para o combate contra o pecado. Não nos cansemos de pedir perdão no sacramento da Penitência e Reconciliação, sabendo que Deus nunca Se cansa de perdoar”.

O Papa recorda também que não devemos nos cansar de fazer o bem “através duma operosa caridade para com o próximo. Durante esta Quaresma, exercitemo-nos na prática da esmola, dando com alegria”. “A Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, e não abandonar, quem sofre a solidão”, afirmou o Santo Padre.

“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Joel 2,12)

Viver o tempo da Quaresma é preparar o coração para a experiência da dor e do sofrimento como purificação para que um dia, como fiéis, possam glorificar diante da alegria radiante, alegria verdadeira que é a Ressurreição de Jesus. Nesses momentos, a Igreja convida à conversão, muitas vezes de palavras, ações, atitudes.

Assim como Deus deu seu Filho para morrer pela humanidade, também é preciso morrer para uma vida de pecado, e, renascer para uma vida em Jesus. Há ainda um preceito, que neste dia das Cinzas, assim como na Sexta-feira da Paixão do Senhor, os católicos praticam o jejum.

Confira a programação de missas e celebrações nas dez comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e prepare-se para viver a Quaresma. Em todos os horários haverá imposição das cinzas.

Fonte: Convento da Penha

Compartilhe:

Facebook