Padroeira

Devoção a Nossa Senhora do Rosário

O Rosário é a devoção mariana por excelência, a mais popular e a mais querida ao coração de Maria. Ela mesma a recomendou a Santo Domingo de Guzmán, apresentando-a como meio eficaz para conservar e aumentar a fé, para dissipar os erros, para uma vida mais evangélica.

Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando se celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Em recentes aparições em Fátima, Lourdes e Salete e outros lugares, a Virgem se mostrou com o rosário nas mãos, recomendando a sua recitação frequente. Em 1917, em Fátima, apareceu seis vezes a Lúcia, Jacinta e Francisco, prometendo-lhes muitas graças se recitassem todos os dias o Rosário. Na última aparição, no dia 13 de outubro, exclamou: “Eu sou a Virgem do Rosário”.

Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha – ES

O Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória e ao mesmo tempo difundiu por toda a Igreja a oração do Rosário em agradecimento à vitória de Lépanto no dia 7 de outubro de 1571, provavelmente o povo de Vila Velha passou a venerar Nossa Senhora da Vitória com o nome de Nossa Senhora do Rosário, prevalecendo este último nome já que se fundara nova cidade com o nome de Vitória. E com o nome de Nossa Senhora do Rosário, a igreja da Prainha chegou até os dias de hoje, sempre usada como ambiente de culto e recebendo o título de paróquia já em meados do século XVIII, sendo a mais antiga paróquia do Estado.

Oração à Nossa Senhora do Rosário

Santa Maria, Mãe de Deus,

dá-me um coração criança,

puro e transparente como uma fonte;

concede-me um coração simples,

que não rumine tristezas nem guarde ressentimentos;

um coração grande generoso para dar,

terno e cheio de compaixão;

um coração fiel e generoso que não esqueça nenhum benefício

não guarde rancor nem arquitete vinganças. Amém.