Missa de Ação de Graças, encerra o ano com emoção!

Na noite do dia 31-12, os fiéis das 10 comunidades da Paróquia do Rosário, se reuniram no Santuário do Divino Espírito Santo para celebrar o encerramento do ano civil, rendendo graças a Deus, e pedindo por um 2021 com mais esperança. Respeitando todas as medidas sanitárias, de distanciamento social e uso de álcool em gel, os fiéis se fizeram presentes em duas santas missas, a das 17:00 com preferência aos idosos e das 19:00, para o público em geral.

Parece estranho, celebrar e render graças a Deus, por um ano tão difícil como fora 2020, porém a palavra de ordem da noite foi de esperança. Frei Djalmo, o pároco, presidiu a missa das 19:00, exortando os fiéis, e como pastor, trazendo uma palavra de paz, consolo e esperança. Fazendo a todos os presentes refletir, que mesmo em meio a tantos percalços devemos confiar no amor e na misericórdia de Deus.

“Dá-nos Senhor, a coragem dos recomeços. Mesmo nos dias quebrados faz-nos descobrir limiares límpidos. Não nos deixes acomodar ao saber daquilo que foi: dá-nos largueza de coração para abraçar aquilo que é.  Afasta-nos do repetido, do juízo mecânico que banaliza a história. Torna-nos confiantes  como os que se atrevem a olhar tudo,  e a si mesmos, com o encanto e a disponibilidade de uma primeira vez”. Com esse poema de José de Tolentino, o pároco, abriu a sua homilia, levando o povo a refletir, o desejo de liberdade das pessoas de poder se encontrar, de abraçar. Segundo ele é “tempo de nos comprometer com um mundo melhor, começando por nós e por nossas famílias”.

Frei Djalmo, falou que final de ano é tempo também de pedir perdão, perdão pelas vezes que a nossa vontade e violência, foram acima da vontade de Deus e de sua Palavra. E por fim conclui com a seguinte súplica: “Dá-nos, Senhor, depois de todos os nossos cansaços, um verdadeiro tempo de paz. Dá-nos, depois de tantas palavras, o dom do silêncio que purifica e recria. Dá-nos, depois de tantos caminhos apressadamente eliminados pela cortina de nevoeiro da distração, a possibilidade de contemplar com disponibilidade e plenitude cada porção de realidade, inclusive as realidades que nos custam.”

No final da Santa Missa, alguns paroquianos, ao som de uma canção, entraram com letras douradas, elevadas aos céus, que formavam a palavra ESPERANÇA, é com essa palavra, que todos os cristãos e as pessoas do mundo inteiro, querem para recomeçar e começar 2021.

Meus irmãos e irmãs! Começando por nós mesmos é possível fazer um 2021 melhor. A mudança vem de dentro, não de fora. Não esperemos, mas busquemos por nós mesmos a mudança, a conversão que precisa nascer do interior! Se desejamos um Ano Novo diferente e melhor, não desanimemos de fazer e querer o bem das pessoas. Sejamos construtores da fraternidade e, vivendo de mãos dadas, nos ajudemos mutuamente. Buscando e andando pelos caminhos do Senhor, sejamos anunciadores do Evangelho da alegria, da esperança em dias melhores. Recomecemos! Feliz 2021! São os votos de todos os freis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário!

Matheus José Borsoi – PASCOM Paroquial.

Confira aqui as fotos da celebração.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook