O que é ser coroinha?
Ser coroinha é ter a oportunidade de estar ao lado do altar quando o pão se transforma em carne e o vinho se torna sangue. É ter a possibilidade de ajudar Jesus a chegar aos corações dos membros da Igreja.
O coroinha é o menino ou menina que, nas Igrejas, ajuda no serviço litúrgico da Missa.
Qual é a importância do Coroinha na Celebração?
O trabalho realizado pelos coroinhas durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e para que tudo saia dentro do planejado. O padre teria certa dificuldade para celebrar a liturgia com toda a dignidade que ela merece sem o auxílio dos acólitos e coroinhas, como por exemplo no ofertório, ou durante a oração eucarística, momentos nos quais a ajuda dos coroinhas é muito necessária para o sacerdote. Os coroinhas, com seu zelo, com seu cuidado com a liturgia, ajudam a “embelezar” a celebração e contribuem para que a assembleia entre no mistério da celebração que participa.
Quais as principais funções do coroinha?
O coroinha fica responsável por todas as funções da liturgia que não exigem investidura do bispo. Ele cuida das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções.
Quero ser coroinha. O que preciso fazer?
No próximo sábado (13), terá início a formação para novos coroinhas. Aqueles que tiverem 9 anos ou mais podem participar. Será às 15 horas no Santuário. Ali serão dadas as informações necessárias e o prosseguimento da formação.
*Com informações de Canção Nova.