08 a 11 de agosto: Festa de Santa Clara de Assis

Paz e Bem!
No próximo domingo (8), em que celebramos o Dia dos Pais, daremos início a Festa de Santa Clara de Assis, conhecida como “a grande ‘plantinha’ do carisma franciscano” e padroeira de uma das dez comunidades da nossa Paróquia.
Santa Clara nasceu em Assis, em 1194. Aos 18 de março de 1212, saiu de casa e se consagrou a Deus na igrejinha de Nossa Senhora dos Anjos, a Porciúncula. De 1212 até a sua morte, aos 11 de agosto de 1253, viveu no silêncio e na contemplação em São Damião.

“Sem sombra de dúvida, a pedra angular de todo o edifício religioso, de toda a vida espiritual de Clara e de suas irmãs é estarem ligadas com afeto pessoal a Jesus Cristo, amor esse ardente e apaixonado. Por causa de Cristo, perto de Cristo, junto de Cristo se realizam todas as suas experiências e se constrói sua vida em sua totalidade”. (Dicionário Franciscano)

A família espiritual de Santa Clara está presente no mundo inteiro. Em todos os continentes existem mosteiros de clarissas. Atualmente as Clarissas chegam a cerca de vinte mil no mundo, em 986 mosteiros. Permanecem nove denominações de Clarissas, conforme a Regra ou as Constituições que observem: Clarissas (com a Forma de Vida de Santa Clara), as Clarissas Urbanistas, Clarissas Coletinas, Clarissas Capuchinhas, Clarissas Sacramentinas, Clarissas da Adoração Perpétua (com a Regra de Santa Clara ou com a de Urbano IV), Clarissas Capuchinhas Sacramentinas, e Clarissas da Divina Providência.

No Brasil, atualmente, são vinte os Mosteiros de Clarissas, com alguns projetos de novas fundações.

No domingo, a Missa será às 8h e nos dias seguintes até o dia 11, em que é comemorada a sua Solenidade, as celebrações serão sempre às 19:30h.
Cada dia será meditado sobre um tema e também será distribuído números da sorte para concorrer a uma bicicleta. Também no dia 10, os fiéis são convidados a doarem agasalhos como um ato de gesto concreto para com nossos irmãos que necessitam de ajuda, seguindo o exemplo de caridade de Santa Clara.
Toda a programação acontecerá na Comunidade Santa Clara. Clique aqui e confira o endereço para participar conosco dessa festividade!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook