Solenidade de Corpus Christi 2021

Eucaristia, sacramento de comunhão

“Isto é o meu corpo … Este é o sangue da nova e eterna aliança… Façam isto em memória de mim” (cf. Mt 26,26-27; Mc 14,22-4; Lc 22,19-20; 1 Cor 11 ,24-25). O pão e o vinho consagrados, na Eucaristia que celebramos em memória do Senhor, são Corpo e Sangue vivo e verdadeiro, Corpo e Sangue do Senhor, feito pão e feito vinho. Especialmente deste jeito o Senhor está presente hoje em sua Igreja .

Sacramento tem a ver com sinal. E quando falo da Eucaristia como Corpo do Senhor, penso no Corpo do Senhor que o pão e o vinho consagrados representam. A saber, são o sinal presente da comunhão viva e total do Cristo com o humano, desde a Encarnação até hoje e sempre. Sacramento do Senhor que não exclui ninguém, mas que se entrega para comungar com todos, e assim com todos formar um só Corpo. Por isso, podemos dizer que a Eucaristia, por ser sacramento da comunhão existente entre Cristo e nós, ela é o próprio Corpo de Cristo do qual nós somos membros. Como diz o apóstolo Paulo: “O cálice de bênção que abençoamos não é comunhão com o Sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o Corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão” (1 Cor 10,16-17).

E S. Agostinho explicita esta doutrina com estas belíssimas palavras: “Se vocês são o corpo e os membros de Cristo, é o sacramento de vocês que é colocado sobre a mesa do Senhor. É o sacramento de vocês mesmos que vocês recebem. Vocês respondem ‘Amém’ (‘sim, é verdade’) àquilo que recebem, e subscrevem ao responder. Vocês ouvem esta palavra: ‘o Corpo de Cristo’, e respondem: ‘Amém’. Vivam, pois, como um membro de Cristo, para que o Amém de vocês seja verdadeiro” .

Portanto, comungar o Corpo e Sangue do Senhor na Eucaristia, é o mesmo que comungar também os membros deste Corpo, as pessoas, os pobres. Por isso, diante da grandeza deste mistério, S. Agostinho exclama: “Ó sacramento da piedade! Ó sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade!” … Sinal de comunhão e não de exclusão!

Frei José Ariovaldo da Silva

Programação em nossa Paróquia

A Solenidade de Corpus Christi neste ano, acontecerá no dia 03 de junho, quinta-feira. Novamente não poderemos nos reunir para a tradicional confecção de tapetes, por onde Jesus passa, mas teremos diversos horários de missas no Santuário de Vila Velha.

Confira a programação na imagem abaixo e participe conosco! Para aqueles que não puderem estar presencialmente, transmitiremos a celebração das 19 horas ao vivo em nossas redes sociais.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook