Solenidade da Padroeira: “Maria tem muito a ensinar a cada um de nós”

Paz e Bem!

Nos reunimos na noite deste domingo (09) como Paróquia para, juntos, celebrarmos a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da nossa Paróquia e também Padroeira do Município de Vila Velha. Neste ano, no contexto da Festa de Nossa Senhora do Rosário, refletimos o tema: “Maria nos tempos difíceis”. Maria, humana como nós, também viveu suas dores e, como Mãe, nos ensina como bem viver a fé e a esperança, não desanimando diante das dificuldades e sofrimentos.

Com devoção e alegria, os fiéis receberam a Imagem de Nossa Senhora do Rosário que veio ao encontro do povo trazida pelos marinheiros e à frente, crianças vestidas de anjinhos, enquanto a assembleia iluminava o caminho com as lanternas dos celulares.

O nosso coração se renova de alegria e fé ao celebrarmos a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Maria, terna e solícita, modelo de uma Igreja misericordiosa e maternal, é também o autêntico modelo da espiritualidade para nós, católicos.

O “sim” de Maria, foi fecundo até o momento da Cruz e, ali, sua maternidade se espalhou, abraçando a vida de cada um de nós, a fim de nos guiar ao seu Filho. Maria viveu sempre imersa no mistério de Deus feito homem, como sua primeira e mais perfeita discípula, meditando cada coisa no seu coração à luz do Espírito Santo para, assim, por em prática toda a vontade de Deus.

Com os corações agradecidos diante daquela que soube dizer sim e, que através disso, torna-se Mãe não somente de Jesus, mas de toda humanidade, iniciou-se a celebração solene. A missa foi presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, frei Vanderlei e concelebrada pelos demais frades da fraternidade paroquial e também do Convento da Penha.

Frei Vanderlei iniciou sua homilia dizendo que Maria tem muito a ensinar a cada um de nós, percebemos que ela soube superar e vencer os momentos de dificuldade. “Quando observamos sobretudo o evangelho de hoje (da Anunciação), percebemos o anjo que vai anunciar a Maria. Este anjo foi enviado a uma jovem simples, não possuía status nem grandes riquezas e vivia num lugar que não era bem visto pelas pessoas. Eram um lugar e uma pessoa extremamente simples. E olhando para essa realidade, podemos pensar que Deus não está presente em nossas vidas, tamanha pequenez que o sofrimento pode nos gerar”, disse o pároco.

Da mesma forma que o anjo anuncia a Boa Nova a Maria, devemos entender que ele vem nos trazer sempre a esperança. Maria não titubeou diante da mensagem do anjo, ela ficou sim espantada, mas rapidamente deu o seu sim e precisamos entender o significado dele pois diariamente somos chamados a dar nosso sim diante da fé na construção de um mundo de paz e bem.

O frade também comentou que de forma nenhuma ela quer substituir o Cristo, mas sim nos apontar o caminho seguro para chegar até Ele. Com seu exemplo de vida ela pega em nossa mão e nos mostra esse caminho. Por isso ela é tida como bem aventurada. Nenhuma mulher carregou em seu ventre o filho de deus, exceto Maria.

Outro momento da vida de Maria refletido na homilia foi a crucificação de Jesus: “Uma espada transpassa a alma de Maria ao ver seu filho que tanto amou ser rejeitado e condenado a uma morte injusta. Eu imagino, olhando para as mães, a dor que ela sentiu. Ela poderia dizer que não queria presenciar essa realidade de tanto sofrimento e tristeza e com certeza entenderiam isso mas ela não fez e vence seu medo, caminhando junto a Jesus. Quando a gente olha ao lado e consegue enxergar alguém que nos ama e é capaz de dar a vida por nós, isso nos dá forças. Eu imagino que Jesus em algum momento da sua caminhada até a crucificação, viu Maria e aquilo lhe dava forças.”

Maria é mestra em nos ensinar a viver os momentos difíceis. Nos ajuda a entender as duas dimensões da cruz: a dimensão sacrificial do Cristo que se doa, mas se doa por amor para que cada pessoa que aqui está alcance a vida eterna. Conseguimos contemplar também o lado glorioso, o Cristo que vence a morte e enche o coração de cada fiel a voltar a viver com fé. Por isso, vos convido a cada vez mais estimular e guardar a fé que vem lá de Cristo, dos apóstolos, dos papas, até o dia de hoje. Guarde está fé e não deixe que nada abale nossa fé e a comunhão com a nossa igreja. Se assim fizermos a exemplo de Maria, nada irá nos abalar, concluiu o pároco.

Após a comunhão, foi momento de homenagear a nossa mãezinha e padroeira, com uma belíssima coroação preparada pelas crianças da Igrejinha do Rosário. Os anjinhos que haviam trazido a imagem no início da celebração, agora a coroaram como Rainha dos Apóstolos enquanto um dos anjos cantava hinos à Nossa Senhora.

 

A Coroação de Nossa Senhora é reconhecimento da sua humanidade vivida plenamente no amor de Deus e no serviço à Comunidade. A imagem de Nossa Senhora, mostra o carinho e a bondade de Deus conosco, seus filhos e filhas. Suas mãos unidas, nos ensinam a força da oração feita com fé. Seu olhar sobre nossa vida atrai nosso coração para Cristo. O sorriso dos seus lábios mostra a alegria que vem de Deus.

Mãe, põe sua mão sobre seus filhos e filhas, aquecendo seus corações e dando-lhes serenidade e perseverança para seguir adiante. Que os seus braços me abracem sempre que eu precisar e que minha prece chegue até Vós.

Também neste dia em que comemoramos a padroeira da Paróquia e de Vila Velha, recebemos um presente: uma nova iluminação para a Igrejinha Matriz, que por ser patrimônio histórico, cultural e religioso do município, terá a energia elétrica custeada pela Prefeitura Municipal, com assinatura do termo pelo prefeito da cidade (Arnaldinho Borgo), por demais autoridades do município, pelo pároco frei Vanderlei, por frei Djalmo Fuck, guardião do Convento e por frei Clarêncio Neotti, o frade que há mais tempo faz parte da fraternidade do Divino Espírito Santo. O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e sua esposa, também participaram da celebração.

Antes da benção final, frei Vanderlei agradeceu a todos que contribuíram para a festa neste ano de 2022.  “Isso alegra o coração de Jesus, gera um mundo melhor, um mundo de paz e bem. Também essa união tão bonita dos frades franciscanos com a característica maior da espiritualidade Franciscana, a vivência fraterna. Todas comunidades, pastorais, equipes de liturgia, a Marinha do Brasil sempre disposta a guardar a imagem e as crianças que hoje merecem uma salva de palmas. O que vocês realizaram hoje foi muito bonito. A igreja sempre se manifesta em nossas vidas como sendo mãe, manifesta esse amor através da escuta de todos os freis aquilo que as pessoas tem a dizer. Sempre tem um frei ali para transmitir uma palavra de esperança e uma mensagem de vida para confortar os corações das pessoas e isto fazemos com muito amor, esta é a nossa vocação. Sempre contem com os freis e peço ajuda da nossa paróquia para sempre realizarmos essas festas que agradam a Deus e nos faz ser uma comunidade mais unida e mais forte!”

Após a Missa Solene, os presentes puderam se deliciar com pastéis dos mais variados sabores que foram preparados com muito amor pela equipe de cozinha da festa e puderam vivenciar um momento fraterno que nos ajuda a viver melhor como comunidade.

Viva Nossa Senhora do Rosário! Em 2023 tem mais!

Confira aqui as fotos.

 

 

 

 

Compartilhe:

Facebook