Quinta-feira Santa – Servir é um dom, uma graça, uma benção!

Neste primeiro dia de abril tem início o Tríduo Pascal. A Grande festa do calendário cristão. A páscoa de Cristo. Essa quinta-feira é santa e marca o começo da Festa das festas: A instituição da Eucaristia.

A tradicional missa de lava pés, foi presidida pelo Frei Djalmo Fuck, guardião e pároco da fraternidade Divino Espírito Santo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Vila Velha, no Espírito Santo.

O ritual do lava pés segue suspenso por conta da pandemia, mas o sentido de amar o próximo está mantido, como lembrou Frei Djalmo em sua homilia.

Jesus amou os seus até o fim e segue amando seu povo. Só quem ama é capaz de se doar até o fim. Só quem ama é capaz de se calar e se colocar à disposição. Imaginemos uma família que cuida de uma pessoa com necessidades especiais ou doente. Essa doação de atenção é a pura expressão amor até o fim. Não é fardo. Não é cruz. É bênção. É graça.

Jesus amou com atitude e com gestos pois ele quis nos mostrar que amar é se rebaixar e se colocar aos pés dos outros.

Naquele tempo, os poucos caminhos que existiam eram precários e cheios de terra e poeira. Sempre que uma pessoa chegava em alguma casa, tinha seus pés lavados por um escravo.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus quis nos mostrar como devemos servir uns aos outros. Ele inverteu a tradição cultural de uma época, e nos ensinou que aquele que manda, também precisa servir.

Servir é um dom, uma graça, uma benção. Não pode haver espaço para soberba. Todo cristão é chamado para servir aos irmãos, à família e à comunidade.

Jesus aposta e acredita em cada um de nós, seus embaixadores, como servidores do maior dos mandamentos e dos sacramentos: o amor.

E esse é o testamento que Cristo nos deixa nesta noite. Amar e servir até o fim, como o próprio Jesus nos mostrou, com palavras, atitudes e gestos, verdadeiramente.

Confira a Santa Missa na íntegra:

Quinta-feira Santa nas comunidades, clique aqui e veja mais:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook