Orientações para celebrações nas Paróquias na Semana Santa

A Igreja começa nesta Quarta-feira de Cinzas a Quaresma, um período intenso de oração, jejum e penitência. Durante 40 dias todos se preparam para viver o grande mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo na Semana Santa. Para que as paróquias e comunidades se organizem para bem viver este momento – que neste ano acontece de 28 de março a 04 de abril de 2021 – sob a orientação do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, preparou um material com roteiros que devem ser seguidos pelos fiéis.

Diante da pandemia de Covid-19 e a necessidade de serem respeitados os protocolos, padre Rodrigo Chagas, Coordenador Arquidiocesano de Liturgia, reforça que o povo já pode ir se organizando.  Tendo em vista que neste ano também é possível abrir um pouco mais as Igrejas e as pessoas podem participar mais da Semana Santa. Diante dessa nova realidade, as celebrações não serão tão fechadas como foram no ano passado, onde literalmente com as portas fechadas somente os padres e equipes de liturgia viveram o período presencialmente.

“Estamos dando essas orientações, que seriam as mesmas do ano passado, porém com as observações do último decreto que o nosso Arcebispo lançou a respeito de como se manter, se fazer, se estar e se celebrar na questão da Covid-19. Com distanciamento, usando máscara e álcool em gel. Nós também já estamos incentivando que o povo celebre em suas comunidades para que ninguém seja pego de surpresa e ter que celebrar a Semana Santa de última hora. Desde agora, no início da Quaresma, nós estamos lançando essas orientações e indicando que as comunidades façam suas celebrações de forma que não haja aglomeração na Igreja Matriz ou na Igreja em que o pároco determinar”, enfatiza padre Rodrigo.

O coordenador Arquidiocesano de Liturgia também lembra que as sugestões que foram colocadas no ano passado, sobre enfeitar as casas no Domingo de Ramos, Sexta-feira da Paixão, Quinta-feira Santa e Domingo de Páscoa continuam agora em 2021 e o povo pode continuar fazendo esses bonitos atos, demonstrando sua fé publicamente.

Uma carta foi enviada aos párocos e paróquias reforçando essas orientações e o documento pode ser conferido abaixo. Além disso, os roteiros para a Missa de Ramos, Missa da Paixão do Senhor, Missa da Ceia do Senhor, Celebração da Paixão do Senhor e Vigília Pascal também estão disponibilizados abaixo em PDF. Basta clicar nos links.

Vitória, 17 de Fevereiro de 2021

Aos Srs. Párocos e Administradores Paroquiais de nossa Arquidiocese, aos que este comunicado virem, nossa sincera saudação de Paz e Bem!

Considerando a situação de pandemia, que ainda nos encontramos, e com o objetivo de continuar nos protegendo do Covid-19, nossa Igreja particular de Vitória do Espírito Santo, seguindo as orientações do senhor arcebispo Dom Dario Campos observará as mesmas recomendações do decreto para a Semana Santa do ano anterior, 2020. Todavia, conforme o Mapa atual de classificação de risco de transmissão do coronavírus no Estado será permitido a participação física, seguindo as restrições recomendadas.

A Comissão de Liturgia de nossa Arquidiocese disponibilizará os roteiros para que todos possam celebrar em unidade. Recomendamos onde for possível que as celebrações possam ser transmitidas pelos meios de comunicações existentes na paróquia.

Onde não houver a presença do sacerdote para a presidência das celebrações litúrgicas durante a Semana Santa.  Pedimos que os senhores padres incentivem as Comunidades Eclesiais de Base que celebrem a Palavra, em especial o Domingo de Ramos, o tríduo Pascal e o Domingo de Pascoa, com o auxílio do folheto Caminhada evitando assim aglomerações na igreja Matriz. Os roteiros serão disponibilizados no Site de nossa arquidiocese (www.aves.gor.br), e enviados por e-mail.

Convidamos também os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas para a missa da unidade, com a renovação das promessas sacerdotais, benção dos óleos dos enfermos e catecúmenos e consagração do Santo Crisma, que acontecerá no dia primeiro de abril às nove horas na catedral metropolitana de Vitória.

Contamos com o apoio e colaboração de todos para celebrar dignamente esta semana maior de nossa fé, quando Cristo nos liberta da morte e restaura a nossa vida. Desejamos a todos uma Semana Santa cheia de perseverança e fé no Senhor que nos promete a palma da Vitória.

Atenciosamente,

Padre Rodrigo Chagas