Festa de São Francisco: “Vós sois todos irmãos”

Nesta quinta-feira, dia 4, celebramos a solenidade de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e de nossa fraternidade. Durante os dias do tríduo pudemos refletir e vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos Irmãos”, e que nós devemos construir a fraternidade, promover a cultura da paz e da justiça e superar a violência. Ao iniciar a Santa Missa, a animadora acolheu todos os presentes, que mutuamente desejavam “Paz e Bem!”. Presidiu a celebração o nosso pároco, Frei Djalmo. Junto dele estavam os demais confrades de nossa Paróquia, Frei Clarêncio, Frei Florival, Frei Leandro e Frei Nazareno.

Após a proclamação do Evangelho feita pelo Diácono Cláudio Campelo, Frei Nazareno conduziu a homilia e a iniciou citando uma frase de Francisco de Assis: “Conheço Jesus pobre e crucificado e isso me basta”. Contou a história de Francisco que era rico e largou tudo para viver em favor dos mais necessitados. Sua vida foi de pobreza, humildade e compaixão, um exemplo de vida. Mencionou também o Papa Francisco, que escolheu seu nome por ser um “homem de harmonia e paz”. E disse que nós cristãos precisamos ser promotores da paz. Por fim, conclui dizendo que em nosso dia a dia precisamos olhar como Francisco, seguir o exemplo de Cristo, ter simplicidade e humildade de coração.
Antes da benção final, os fiéis foram motivados a viver os valores do Evangelho, assim como São Francisco viveu. “Que possamos a partir do que refletimos nestes últimos 4 dias, manter na nossa mente e no nosso coração, a certeza de que somos capazes de sentir o amor, de amar a todos, de respeitar a todos e pregar a paz”. Enquanto isso, jovens entraram pela Igreja com faixas que remetiam os temas do tríduo e bandeiras escrito “Paz”. Em um só coro e de mãos dadas, como família, todos cantavam: “A Paz que é tão sonhada, cantar em canções tão lindas só chegará até nós, quando ouvirmos a voz do Senhor”.
Frei Djalmo encerrou agradecendo a todos, que neste ano se empenharam e trabalharam na Festa de São Francisco de Assis. De modo especial, a Universidade Vila Velha, 16º ES Grupo de Escoteiros Barão de Teffé, FF Pet Center e Pet Exótico, pela parceria nas atividades desenvolvidas durante o dia. Convidou também todos para a festa externa (noite do pastel), que deu início após a benção.