Paz e Bem!
Com grande alegria e devoção os fiéis se reuniram no Santuário de Vila Velha para celebrar a nossa fé no último dia da novena em preparação a festa do Divino Espírito Santo, que este ano traz como tema: “Espírito Santo e vocação, Dom e Graça de Deus!”
Neste 9º dia da novena refletirmos o tema: “Espírito Santo e a vocação do Discípulo Missionário.” O discípulo missionário é alguém que, a exemplo dos primeiros discípulos, fez a experiência do encontro com Cristo. Hoje, todos nós somos convidados e convocados a ser discípulos e missionários, dando muitos frutos através da santidade e de conversão pastoral, saindo de uma Igreja de conservação para uma Igreja decididamente missionária.
A comunidade também se reuniu neste dia para celebrar o Sacramento da Crisma, que fora dado às pessoas que querem confirmar seu Batismo e assumir uma vida cristã mais comprometida. O Batismo será confirmado pela forte presença do Espírito Santo, como o grande DOM de Deus.
Reunidos para celebrar o sacramento da Crisma, sentimo-nos unidos como Igreja viva. O sacramento da Crisma completa a obra iniciada no Batismo, torna visível o Dom do Espírito Santo na pessoa e traz o dom divino para o seu crescimento espiritual. A pessoa que renasceu no Batismo é enriquecida com o Dom do Espírito Santo, e, marcada por esse sacramento, fica perfeitamente unida à Igreja, torna-se DISCÍPULA MISSIONÁRIA, por meio do
anúncio e do testemunho de sua fé em Cristo Jesus.
A missa foi presidida pelo bispo auxiliar dom Andherson Franklin, que logo no início da celebração saudou a todos os presentes e levou saudações franciscanas do arcebispo dom Frei Dario Campos, juntamente com os freis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A última vela da Novena foi trazida pelo corredor central por catequistas e crismandos, e uma das crismandas fez o acendimento.
Após o evangelho, deu-se o rito da confirmação, começando pela apresentação dos que receberam o Sacramento da Confirmação. Em seguida, o bispo fez sua homilia: “Estamos no entardecer das vésperas de pentecostes. Sob os discípulos e discípulas reunidas no tabernáculo vem o vento impetuoso. Também estamos no cenáculo na expectativa na espera ansiosa do cumprimento de uma promessa.”
Jesus aos seus discípulos no Evangelho, na Festa das tendas, marcada pela água e pelo fogo, diz: ‘Quem tem sede venha a mim’. Na segunda leitura, da Carta aos Romanos, nós ouvimos que há algo novo para nascer, algo novo para brotar, por isso como o salmista, pedimos: ‘Enviai o Vosso Espírito Senhor!’
A festa das Tendas, a qual Jesus se encontra no Evangelho, marca a alegria do fim da passagem no deserto. Deus nunca deixa faltar nada ao seu povo. Jesus, no deserto se apresenta como fonte. O Evangelho de hoje é um convite, se tivermos sede, venha a Mim e beba!
Vivemos em uma sociedade marcada por diversas sedes. Hoje somos instigados por Jesus, para não sermos marcados por estas sedes. Queremos ter sede sim, mas sede em Justiça, Fraternidade, Promoção da Paz… É no contato com Ele que compreendemos, que a sociedade está marcada por uma profunda ferida, mas não de sofrimento, e sim de vida, tal como uma mulher geme em dores de parto.
Que Deus tire de nós o que temos de pior, e faça nascer o que vem do alto. Devemos ter os pés fincados nesta terra, marcados por uma cidadania que vem do alto. Que olhemos os pequenos sinais de vida, os pequenos sinais de graça, e nos deixemos florescer.
Só entramos no coração das pessoas quando genuinamente abrimos e damos espaço. Por isso com generosidade, enviai o Vosso Espírito e renova a terra do nosso coração. Provocando em nós a sede do desejo sincero de ver Ele encarnado em nós, não devemos nos cansar de pedir todos os dias, que Ele renove os nossos corações!
Por fim exortou a importância dos padrinhos e da comunidade, para rezar e dar testemunho, como algo fundamental e suplicou mais uma vez: “Enviai o vosso Espírito, Senhor!”
Após a reflexão, foi momento dos crismandos renovarem suas promessas do Batismo, seguida da imposição das mãos e da Unção do Crisma.
Ao final da missa, dom Andherson agradeceu a todos que prepararam a celebração mas de modo particular, a frei Clarêncio que é o diretor espiritual da Catequese com Adultos em nossa Paróquia, presença fecunda em nosso meio. Em seguida, os catequistas prestaram homenagens aos freis, ressaltando a importância da presença deles na comunidade e também ao bispo, pois ele sempre lembra a importância do catequista na vida de cada um de nós, e na dele, dizendo que se hoje é padre e bispo, foi porque teve uma catequista que fez a diferença em sua trajetória.
Frei Vanderlei, também agradeceu e presenteou dom Andherson, dizendo que ele sempre será bem vindo na Paróquia e que pode vir, mesmo sem avisar. Ele também convidou a todos para a Grande Festa de Pentecostes que aconteceu ao término da celebração, com barracas de comidas deliciosas, rifa, bingo e show musical com a Banda do Exército. Também agradeceu o empenho e dedicação de todos durante os nove dias de Novena em honra ao padroeiro do Santuário.
Antes da benção final, dom Andherson convidou todos os catequistas para se dirigirem à frente do altar e lhes deu um agradecimento e benção especial. Pediu para que nós sempre rezemos por todos os catequistas e que também, em nossas orações, sempre lembremos de rezar por ele.