Ceia do Senhor: “Cristo nos ensina a sermos pessoas que saiam de si mesmo e tenham capacidade de olhar”

Paz e Bem!
Na noite de ontem demos início ao Tríduo Pascal nas comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Nesta noite santa, Jesus deu-nos o mandamento novo! De amar a Deus, a nós mesmos e aos irmãos; como Ele amou! Instituiu a Eucaristia e o Ministério Sacerdotal Ordenado!
Como povo de Deus, reunido, queremos rememorar nossa caminhada e Celebrar a Eucaristia, que é Memorial; atualização; do sacrifício de Cristo na cruz e de sua ressurreição! Fazendo memória daquela ceia que o Senhor
fez com seus discípulos, abrimos as portas do sagrado Tríduo Pascal! Até o próximo Domingo, estaremos envolvidos profundamente pelo Mistério central da nossa fé!
Esta antiga páscoa, celebrada pelo povo de Deus, agora, alcança seu definitivo significado na Nova e Eterna Aliança realizada na oferta, que Jesus fez de sua vida por nós!
“Fazei isto em memória de mim”. Ao instituir o Sacramento da Ordem, Jesus, confiou uma missão aos Apóstolos, que continua sendo exercida na Igreja…, até…, o fim dos tempos. O Sacerdote é um ungido de Deus, retirado do meio do povo, que somos nós e novamente; ele é enviado a nós; para nos alimentar com o Pão descido do céu e nos santificar.
A Eucaristia é sacrifício pascal, banquete de amor e, nos compromete em viver seguindo o exemplo de Jesus. Comungando Seu Corpo e o Sague, penetramos neste grande mistério de amor, que nos conduzirá ao serviço dos irmãos e irmãs.
Em sua homilia, na Missa da Ceia do Senhor celebrada no Santuário do Divino Espírito Santo às 19 horas, o pároco frei Vanderlei Neves destacou: “Quando olhamos para a instituição da Eucaristia, conseguimos perceber a manifestação do amor de Deus para com cada um de nós”.
Jesus ao lavar os pés dos discípulos assume a postura de um escravo. Jesus se faz presente na aparência do pão e do vinho, que após a consagração se torna o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Através de elementos pequeninos, na simplicidade do Senhor, Ele nos possibilita alcançar o grandioso.
Também neste dia recordamos a instituição do sacerdócio: mais uma manifestação do amor de Deus, o sacerdócio ministerial. Todas as missões são importantes, mas Deus chama algumas pessoas para que se tornem instrumento de Deus. O sacerdócio ministerial é aquele que ao máximo tenta proferir palavras que edifiquem o povo de Deus. O pequenino que se torna extraordinário: pessoas que se tornam um sacrário vivo. Cristo nos ensina a sermos pessoas que saiam de si mesmo e tenham capacidade de olhar.
Sobre o lava-pés, o frade disse: “Lavar o pé significa: eu me abaixo, sirvo a essa posição de servo, para fazer a vida da outra pessoa melhor.”

Compartilhe:

Facebook