Acendimento da Árvore e benção do Presépio marcam início do Advento

Paz e Bem!

Na noite do último domingo (28), o Santuário do Divino Espírito Santo realizou o já tradicional acendimento da árvore de Natal e a benção do presépio na missa das 19 horas, quando celebramos o primeiro domingo do advento. Neste início do novo ano litúrgico somos chamados à vigilância e a renovar nossa vida, na mesma esperança que animou, durante séculos, a caminhada do povo de Deus e nos deixar guiar pela luz do Senhor, a fim de aprendermos com Ele a construir uma nova sociedade até que Ele venha.

A celebração foi presidida pelo pároco, frei Vanderlei Neves, que logo no início abençoou a coroa do advento e conduziu o momento de acendimento da primeira vela, que foi iluminada por uma família da comunidade enquanto se entoava o canto: “Essa luz acende a esperança de um novo tempo que está para chegar, tempo de mudança, tempo de reconciliação, tempo de fraternidade. Essa luz é Jesus, vida nova Ele vem para nos dar. Esta luz é Jesus, abra seu coração e deixe Ele entrar.”

Após o Evangelho, foi momento de inaugurar a decoração natalina deste ano. O presépio foi uma criação de São Francisco de Assis, e enquanto paróquia franciscana, quisemos retratar isto. Frei Clarêncio preparou um belíssimo roteiro mostrando a busca de José e Maria por um lugar para ficar e como Francisco se inspirou nisto para criá-lo. A cada parada, uma tentativa da família de Nazaré encontrar abrigo, mas que era frustrada e de fundo, trechos da oração de São Francisco.

Até que no final, São Francisco, interpretado pelo próprio frei Clarêncio, junto de seu companheiro João, conseguem arrumar um local para que eles fiquem e os acolhem com o coração cheio de generosidade, acolhimento e carinho.

Ao final deste momento, o pároco abençoou o presépio e as luzes natalinas se acenderam trazendo um sinal de esperança para os nossos dias e ajudando os fiéis a se prepararem para a chegada do filho de Deus!

Confira aqui as fotos.

Que o tempo do advento seja um tempo de espera e preparação para receber Jesus! Preparemos a nossa igreja e nossa casa, e principalmente nosso coração!