6º Dia da Novena de Pentecostes – O Sacramento da Reconciliação

Nesta quarta-feira nos reunimos para celebrar o 6º Dia da Novena de Pentecostes com o tema “O Sacramento da Reconciliação”, presidido por Padre Hiller Stefanon Sezini da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Logo no início da celebração, uma senhora trouxe a sexta vela a ser acesa representando os dias da Novena enquanto se cantava o mantra “A nós descei Divina Luz” e em seguida rezou-se a oração ao Divino Espírito Santo.

Padre Hiller começou a homilia dizendo que sente-se muito em casa e agradeceu o convite de vir celebrar conosco e pedindo 3 coisas ao Divino Espírito Santo: que ele abençoe você, sua família e nossa Paróquia; que ele abençoe muito você, sua família e nossa Paróquia; e que ele abençoe muitíssimo você,  sua família e nossa Paróquia. Depois pediu para que a assembleia presente dissesse uns aos outros que eles, as suas famílias, a comunidade, os freis e ele estão no coração de Deus.

Sobre o tema do dia, disse que o Sacramento o qual celebramos hoje faz parte do terceiro bloco dos 7  Sacramentos da Igreja, o de cura, juntamente com o da reconciliação. “Quem está acima dos 60 anos, com alguma doença ou vai fazer uma cirurgia de risco pode receber a unção dos enfermos”, disse o Padre.  Depois disso explicou mais sobre o sacramento do dia, dizendo que, no passado, esse sacramento era chamado de extrema unção pois era dado nos momentos finais de vida das pessoas. É uma forma da igreja entregar a Deus a vida dos irmãos fragilizados por meio do óleo benzido pelo bispo e da oração dos sacerdotes. Esse gesto faz parte da solicitude que a Igreja tem com estes irmãos e tem por finalidade conferir uma graça em especial àqueles que estão sofrendo por enfermidade ou até mesmo pelas dificuldades impostas pela idade avançada. Ele também explicou cada uma das cinco graças apresentadas pelo Catecismo Católico que podem ser alcançadas através deste sacramento. Finalizou cantando “Com Jesus tudo pode ser mudado pela força do oração”.

Por fim,  Frei Adriano, Vigário Paroquial, agradeceu a presença de Pe. Hiller, na presidência deste dia da novena. O frei convidou a todos para ficarem de pé e cantarem parabéns ao padre, que na próxima sexta feira (7), completará 16 anos de ordenação sacerdotal. E a noite terminou, neste espírito de alegria e comunidade, com os festejos na parte externa do santuário.