Festa de São Francisco de Assis 2018: “Vós sois todos Irmãos”

No Santuário, celebraremos a Festa de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro. A mesma também será precedida de um tríduo, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, com missas todos os dias às 19h. Neste ano, queremos resgatar o tema da Campanha da Fraternidade que vivenciamos no tempo da quaresma: “Vós sois todos Irmãos”, com o seu objetivo geral que era “construir a fraternidade, promover a cultura da paz e da justiça e superar a violência”. Todos somos irmãos uns dos outros nesta terra.

São Francisco nos ensina a cuidar, a respeitar todos os seres. Nós não estamos acima das criaturas, nem podemos dominá-las e explorá-las. Nossa sociedade nos ensinou a olhar as coisas como simples objetos à disposição, muitas vezes, de um projeto utilitarista. São Francisco rompe com a esta concepção e chama a todos de irmãos, resgatando assim a Fraternidade Universal.

Haverá uma ampla programação no dia 4 de outubro, sobretudo com a bênção dos animais e uma bela exposição de imagens e artes franciscanas. Confira, abaixo, como será o dia de São Francisco, no Santuário Divino Espírito Santo.

DURANTE A FESTA DE SÃO FRANCISCO 2018

1. CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE RAÇÃO PARA CÃES E GATOS

Na Festa de São Francisco de Assis 2018, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário é parceira do 16° Grupo Escoteiro Barão de Teffé, na Campanha de Arrecadação de ração para cães e gatos moradores de abrigos para animais. Esta é uma ação do Movimento Escoteiro do Brasil.

O ponto das arrecadações será o Santuário, no dia 4 de outubro, dia de São Francisco. Convidamos todos os moradores, paroquianos e interessados para somarem forças nessa campanha.

A finalidade da arrecadação é ajudar as instituições que fazem o recolhimento, manutenção e encaminhamento para adoção de cães e gatos abandonados nas ruas.

Regra: a ração para cães e gatos, adultos e filhotes. As embalagens deverão estar fechadas, devido ao risco de contaminação. Não aceitaremos rações fracionadas.

2. ORIENTAÇÃO VETERINÁRIA

Em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV) e veterinários voluntários, haverá um dia inteiro de orientações ao seu PET. Vale ressaltar que, estas orientações não se enquadram e nem correspondem a uma consulta veterinária.

4. FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS

Haverá uma feirinha de adoção de animais

4. CAMPANHA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS

Àqueles que desejam ter um fiel companheiro, e ao mesmo tempo, colaborar com um novo lar a um animal que por algum razão foi abandonado ou resgatado, poderá adotá-lo no dia 4 de outubro, no Santuário, junto a instituição que se fará presente.

5. PONTO DE ARRECADAÇÃO DE RAÇÕES

O 16° Grupo Escoteiro Barão de Teffé, estará recebendo as rações doadas para as instituições que abrigam gatos e cachorros.

6. EXPOSIÇÃO DE IMAGENS E ARTES FRANCISCANAS

Dos dias 1 a 4 de outubro, na área externa (cantina), haverá uma exposição com algumas imagens e objetos que dizem da história de São Francisco de Assis.

7. PACOTINHOS DE RAÇÕES

Como costume da igreja em invocar a benção sobre objetos e comidas, no dia 4 de outubro, o Santuário fará a doação de rações abençoadas para cães, peixes e passarinhos. Esta ração abençoada é um sacramental, ou seja, ou gesto de piedade, que quer incluir e criar consciência de que os animais são obras da criação e fazem parte do plano divino.

8. BENÇÃO DOS ANIMAIS

Durante o dia 4 de outubro, os frades estarão dando bênçãos nos animais. Traga seu animal de estimação para ser abençoado! Os freis darão a bênção durante todo o dia, na frente do Santuário.

9. PRESENÇA DO CANIL

Durante as festividades de São Francisco a PM estará com alguns os seus animais.

10. BOLO DE SÃO FRANCISCO E NOITE DO PASTEL

Haverá o tradicional bolo de São Francisco com as medalhinhas abençoadas e pastel, após a missa das 19h.