Paz e Bem!
Nesta quinta-feira, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário se reuniu para celebrar o 2º dia do Tríduo em preparação para festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa Paróquia e da cidade de Vila Velha. Acolhemos a procissão de entrada, com o frei celebrante José Clemente, junto com os freis Adriano, Clarêncio e Vanderlei, o Diácono Campelo, Coroinhas, Leitores e Ministros.
O tema central da noite foi “Maria, modelo de quem acolhe a Palavra e a põe em prática”. Tivemos a linda participação das crianças da Catequese, que além de cantarem lindamente, entraram pelo corredor central, junto de suas mães, com a Bíblia nas mãos, simbolizando a devoção a Nossa Senhora. E assim como Maria, já aprendem desde crianças, a colocar a Palavra de Deus em prática.
Frei Clemente saudou a todos presentes, principalmente as crianças da Catequese, ressaltando a importância de acolher as crianças assim como Jesus fez. Saudou os membros da Comunidade do Rosário, fazendo com que todos se sentissem acolhidos, apesar da festa estar acontecendo no Santuário, devido às obras.
Em sua homilia, Frei Clemente lembrou a passagem do Evangelho “Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, ressaltando a importância de colocarmos a Palavra em prática.
“Devemos cuidar para não perder o perfume do Evangelho. É esse perfume que tem na palavra de Deus”.
“São Francisco de Assis deu uma guinada na história da igreja, quando viu que a palavra de Deus não era só teórica. Ele viveu a Palavra de Deus”.
Frei Clemente citou Mateus 7, 24-27: “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.”
E após a citação acima, seguiu reafirmando a importância de vivermos segundo a Palavra de Deus, assim como Maria, pois assim seremos fortalecidos, mesmo diante das tribulações. Finalizou dizendo que “devemos ser o rosto de Cristo aqui na terra”.
“Nossa Senhora foi a Primeira Catequista de Cristo. Que ela seja a nossa Grande Catequista e a Nossa Mãe. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Antes de encerrar a celebração, ele chamou todas as crianças presentes para que fossem próximos da imagem da padroeira e ele ali juntos eles cantaram e se consagram a Maria. Depois, foi momento de confraternização no pátio da igreja, ainda ao som das crianças que roubaram a cena do segundo dia de festa e caldos e doces deliciosos!
Hoje, último dia do tríduo às 19 horas com missa presidida pelo vigário paroquial, frei Adriano Dias do Nascimento.