Vigília Pascal: Noite de alegria verdadeira!

Em comunhão com as comunidades cristãs do mundo todo, nos reunimos como Paróquia para celebrar a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor ressuscitado, recordamos as maravilhas de Deus
na história.

A missa paroquial da Vigília de Páscoa aconteceu no Santuário do Divino Espírito Santo, e apesar das fortes chuvas, reuniu muitos fiéis das dez comunidades da Paróquia. A mãe de todas as vigílias consta de quatro partes: celebração da Luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

Com as luzes da igreja apagadas, teve início a celebração da Luz com a benção do fogo novo que aconteceu na porta central do Santuário de Vila Velha. O fogo novo invade a terra para que purifique e renasça a nova criação. Com ele acenderemos o Círio Pascal, grande sinal do Cristo Ressuscitado, que vence a morte e vem como a verdadeira luz para iluminar as trevas do nosso caminho.

Com o círio aceso, os coroinhas saíram pelo Santuário acendendo as velas da assembleia, seguidos pela procissão de entrada. E à luz de velas, frei Felipe Carretta cantou a proclamação da Páscoa. Em seguida, a liturgia da Palavra foi conduzida por membros representantes das comunidades.

No momento do hino do glória, no sepulcro montado no presbitério da igreja, um rapaz representando Jesus encenou a ressurreição de Jesus, ao lado de dois anjos. E em seguida, os ministros prepararam o altar.

Durante a liturgia batismal sete jovens trouxeram jarros com águas ao som de Lava-me e ao final, despejaram a água em uma bacia para ser abençoada. Frei Gabriel Dellandrea, que mora em São Paulo e está na cidade para a 454ª Festa da Penha, presidiu a celebração e no momento da aspersão convidou aos presentes para nos reconciliarmos com a água que caiu com intensidade durante a noite de sábado, e todos também puderam renovar suas promessas batismais.

Após a comunhão, os freis deram a benção solene da Páscoa e desejaram uma Feliz Páscoa para todos! Veja as fotos.