“Francisco assim respondeu : ‘Assim devia eu percorrer o mundo inteiro, gemendo e chorando sobre a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Neste mês de março iniciamos a Quaresma, tempo de Jejum, Esmola e Oração. A Igreja nos convida a rezarmos mais, e nos prepararmos bem para celebrar a grandiosidade dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Na tradição franciscana, e também agora de toda a Igreja, é comum rezarmos a Via-Cruz, ou popularmente conhecida como Via-Sacra. Nela, o fiel, percorre juntamente com Jesus, os seus últimos momentos, antes de entregar a sua vida por nós. Junto com essa caminhada, somos provocados a meditar o sofrimento e a Paixão de Jesus, que como ovelha levada ao matadouro, deu sua vida pela remissão de nossos e pecados e por nossa salvação.
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Vila Velha, entrando em consonância com o projeto de Francisco de Assis, e com a proposta da Igreja para o tempo da Quaresma, também celebrará a oração da Via-Sacra. Toda Paróquia, em uma só voz, juntamente com a espiritualidade franciscana, celebrará a sua Via-Cruz. A celebração acontecerá no próximo dia 8 de março (sexta-feira), na subida para o Convento da Penha. A concentração dar-se-á no portão de subida para o Convento às 19:00. O convite, portanto, é para toda a Paróquia, e para qualquer pessoa, que se sentir inspirada para rezar a Via-Sacra, com Francisco de Assis.
“’Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí eu estarei’, disse Jesus”.