Solidariedade com as vítimas das chuvas no estado

Paz e Bem!

Após uma semana de chuvas intensas, o número de pessoas desabrigadas ou desalojadas nas cidades do Sul do Espírito Santo continua crescendo. De acordo informações da Defesa Civil Estadual, divulgados no final da manhã deste domingo (26/01), um total de 8167 estão desabrigados ou desalojados.

Pelas ruas, o que se vê é muita sujeira, destruição, lama, móveis e veículos que foram arrastados… Infelizmente um triste cenário de desolação. A situação é mais crítica nas cidades de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta, Mimoso do Sul e Castelo. Até o momento, nove pessoas infelizmente perderam a vida, duas pessoas ficaram feridas e três continuam desaparecidas; os moradores perderam tudo, no entanto, mantêm a fé na bondade de Deus e na poderosa intercessão de Nossa Senhora da Penha, a Mãe e Padroeira do Espírito Santo.

Ainda segundo a a Defesa Civil do Espírito Santo, há alerta máximo de chuvas. Há risco de deslizamentos e alagamentos em diversas localidades. Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul já decretaram Estado de Calamidade Pública.

A população afetada precisa de doações de água mineral, roupas, calçados, roupas de cama, material de higiene pessoal e de limpeza, alimentos e outros donativos.

É célebre esta máxima de Dom João Batista da Mota e Albuquerque: “Só o Povo salva o Povo”. Este grito ecoou em todos os recantos da Arquidiocese de Vitória por ocasião de uma grande enchente de 1979, quando milhares de pessoas ficaram desabrigadas devido às chuvas torrenciais que desabaram sobre o povo do Espírito Santo.

Desde o início das chuvas, a sociedade capixaba tem se mobilizado, mais uma vez, para ajudar a todos os irmãos que estão precisando. A solidariedade une, reúne, congrega e faz toda a diferença. Unidos orAÇÃO, para ORAR e AGIR, por todos aqueles que continuam sofrendo com essa situação.

A Arquidiocese de Vitória mobiliza os fiéis para que possam realizar doações em prol dos atingidos pelas chuvas. Todas as Paróquias continuam recebendo doações para as famílias. Procure um dos pontos de doação e ajude!

PARÓQUIAS E COMUNIDADES

• TODAS as 90 paróquias da Arquidiocese de Vitória são postos de coleta para recebimento de doações para as famílias atingidas pelas chuvas.
  • PARÓQUIAS DE VILA VELHA:
  • Paróquia do Rosário – Santuário de Vila Velha (Rua Cabo Aylson Simões, 762, Centro, Vila Velha)
  • Paróquia Santíssima Trindade, Aribiri (Rua José Vereza, Aribiri)
  • Paróquia Bom Pastor, Praia da Costa, Vila Velha.
  • Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, Vila Velha.
  • Paróquia Nossa Senhora da Glória, Glória, Vila Velha.
  • Paróquia Nossa Senhora das Graças, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO

• Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Andar Térreo – Avenida Américo Buaiz, Enseada do Suá, Vitória – Segunda de 7h às 19h

POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO (VILA VELHA)

• Sede do 4º Batalhão da PM – Ibes, Vila Velha;
  • 1ª Companhia da PM – Prainha, Vila Velha (próximo ao Convento da Penha);
  • 2ª Companhia da PM – Parque das Gaivotas, Vila Velha;
  • 3ª Companhia da PM – Cobilândia

OUTROS PONTOS PARA DOAÇÃO

• ASCAMES – Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo (quem vai de Cachoeiro de Itapemirim para Iconha, passar pelo contorno de Iconha e retornar até a ASCAMES);
  • PRF: Superintendência Regional da PRF, em Bento Ferreira, e Postos da PRF
  • Estética Billiany Rocon, Rua Pio 12, 19, Ed. Ivana Rocon, Campo Grande, Cariacica
  • Igreja Presbiteriana em Iconha
  • Igreja Presbiteriana em Nova Brasília, em Cachoeiro de Itapemirim
  • Primeira Igreja Presbiteriana da Barra, em Marataízes
  • Núcleo Espírita Irmão Maurício, Av. Maruípe, 1.735, Tabuazeiro, Vitória
  • Sociedade de Estudos Espíritas Chico Xavier, Av. João da Silva Lopes, 42, Laranjeiras Velha, Serra
  • OAB-ES: Rua Alberto de Oliveira Santos, 59, Ed. Ricamar, 3º andar, Centro, Vitória.

Fonte: Convento da Penha