Santo Antônio: cheio de zelo e vontade de tornar Jesus conhecido

Paz e Bem!

A Paróquia do Rosário se reuniu, nesta segunda-feira, dia 13 de junho, no Santuário de Vila Velha, para celebrar a Festa de Santo Antônio.  A Celebração foi presidida pelo Pároco Frei Vanderlei da Silva Neves e concelebrada por Frei Clarêncio Neotti e Frei Adriano Dias do Nascimento.

A leitura do evangelho e a homilia foram feitas pelo Frei Adriano, que iniciou fazendo um breve resumo da vida e história de Santo Antônio.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195. Batizado com o nome de Fernando, era filho de Maria e Martin Afonso Bulhões (descendente de uma linhagem de cavaleiros instituídos por Dom Afonso l, rei de Portugal, 1139 – 1185).

Aos 15 anos ingressa num mosteiro agostiniano para estudar. Entre os anos de 1218 e 1219 foi ordenado Presbítero (padre) na cidade de Coimbra.

Quando em 1219, chegaram de Marrocos, os restos mortais de cinco franciscanos martirizado, o monge Fernando deixa os agostinianos e entra na Ordem Franciscana para ser missionário, recebendo o nome de Frei Antônio.

Em 1220 parte para a África, mas uma tempestade desvia o navio para a Sicília, na Itália.

Tornando-se pregador da Palavra de Deus, após um período na França, se estabelece na cidade de Pádua, onde viverá entre desventuras e êxitos até falecer em 1231, aos 36 anos de idade.

No ano seguinte é canonizado “Santo” pelo Papa Gregório lX. Mais tarde, em 1946, é proclamado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio XII.

Tão conhecido por suas obras de santidade, possibilita-nos venera-lo como: Taumaturgo (fazedor de milagres), zeloso missionário, homem humilde e casto, líder franciscano (Guardião e até Ministro Provincial no sul da França), Professor de Teologia (Sagrada Escritura), pregador do amor de Deus e da Família, Martelo dos Hereges (defendendo a doutrina da fé até por meio de milagres) etc.”

Frei Adriano destaca que Santo Antônio é para nós uma forma visível de como deve ser alguém que deseja seguir Jesus Cristo: “Ele se encheu de zelo, de uma grande vontade de fazer Jesus Cristo conhecido por todos: suas obras e sua vida. Santo Antônio pregava dizendo: ‘Quem está cheio do Espírito Santo fala diversas línguas. Diversas línguas são os vários testemunhos a respeito de Jesus Cristo, isto é, humildade, pobreza (simplicidade), paciência e obediência, as quais falamos quando as mostramos aos outros em nós. O falar é vivo quando as obras falam. Cessem as palavras, falem as obras. Estamos fartos de palavras, mas vazios de obras e, por isso, somos amaldiçoados pelo Senhor, que amaldiçoou a figueira na qual não encontrou frutos e sim folhas apenas.’”

E finaliza a homilia com uma oração: “Por teus sermões, Santo Antônio, os pecadores contritos se convertiam a Deus. Nós te pedimos que a nossa conversão seja sempre renovada e sempre mais profunda: conversão a Cristo e aos irmãos e irmãs. Rogai por nós, glorioso Santo Antônio: para que sejamos dignos das promessas de Cristo!”

O encerramento da celebração foi com a benção da imagem de Santo Antônio, que foi doada para o Santuário e dos pães, que foram distribuídos para os fiéis.

Clique aqui e confira as fotos.

Compartilhe:

Facebook