Quinta-feira Santa: sinal de amor, serviço e entrega!

Na noite de ontem, as dez comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário se reuniram para celebrar a liturgia da Última Ceia. Essa celebração marca o início do Tríduo Pascal, que atualiza em nossas vidas a Paixão-Morte-Ressurreição de Jesus, tornando-nos, testemunhas do seu amor radical; manifestado na Cruz!

Ao fazermos Memória da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio Ministerial e o novo Mandamento do Amor, somos convidados, a também lavar os pés uns dos outros, em sinal de amor, serviço e entrega!

Em todas as igrejas, após a homilia, o celebrante repetiu o gesto de Jesus em sua Santa Ceia e doze pessoas escolhidas para representar os apóstolos, participaram do lava-pés. “Jesus levantando-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos”, ensinando-nos … que também nós; devemos abaixarmos para servir com amor ao nossos irmãos e irmãs. “Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

A celebração da Quinta-feira Santa tem continuidade hoje, com a Celebração da Paixão do Senhor, que será paroquial no Santuário do Divino Espírito Santo, por isso, lá, ao final da missa, os ministros depositaram todas as hóstias consagradas no Cibório para que hoje os fiéis possam comungar. Depois, o mesmo foi levado pelo frei em procissão até o auditório inferior anexo ao prédio pastoral, onde todos puderam permanecer em um breve momento de adoração silenciosa.

Veja as fotos.