Paz e Bem!
Em sua homilia na missa das 19 horas no Santuário, o pároco, Frei Vanderlei Neves, ressalta como esse dia é muito especial, iniciando o tríduo pascal depois de dois anos passando na agonia e no sofrimento de não podermos celebrar juntos, de ver e sentir nossos familiares e amigos.
Hoje Cristo manifesta seu amor e sua bondade e nós devemos assumir isso como uma posse. O evangelho do dia nos traz três elementos que devem marcar e nortear nossa vida: Jesus está disposto a dar sua vida por amor, a instituição da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e do mandamento do amor.
“A pergunta que surge: de que forma isso aprofunda nossa fé?
A vida do sacerdote, é feita por uma escuta contínua das pessoas. Muitas vezes não conseguimos solucionar o problema, porém ter alguém pra escutar, sem julgamentos, se torna uma ajuda gigante.
No mesmo dia que o sacerdote celebra um funeral, ele celebra um casamento… São as faces do mesmo Cristo, manifestadas de vários modos.”
A instituição do mandamento do amor, não um amor romantizado como ouvimos ou assistimos em um filme ou lemos num livro, é um amor muito mais intenso e profundo que requer a nossa dedicação. É um amor que por vezes requer renúncias, para fazer de tudo para ver o outro bem.
Esse é o exemplo do Lava-pés, onde um Cristo se rebaixa e se coloca no lugar do outro. É algo fácil de dizer, mas difícil de colocar em prática. A compaixão é o que nos leva a esse amor evangélico e nos ensina muitas coisas.
“Que neste tríduo pascal possamos nos perguntar: ‘O que eu preciso fazer para amar como Cristo amou?’.”
Em seguida aconteceu o Lava-pés dos profissionais de saúde como gesto de reconhecimento e agradecimento por todo trabalho nestes últimos dois anos.