Programação de São Francisco: benção dos animais, missa e feira de adoção

O nome verdadeiro de São Francisco é Francisco Bernardone. Ele nasceu em uma rica família na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava. Mas, mesmo dado às frivolidades dos eventos sociais, manteve em toda a juventude profunda solidariedade com os pobres.

Francisco logo percebeu não ser aquela a vida que almejava. Chegou a lutar numa guerra, mas o coração o chamava à religião. Um dia, com apenas 24 anos, despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, entregando-as ao pai revoltado. Passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres.

Partindo em missão de Paz e Bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; A partir daí viveu na mais completa miséria. Fundou em 1209 a Primeira Ordem dos Frades Franciscanos, fixando residência com seus jovens companheiros numa casa pobre e abandonada. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Foi a imagem do Cristo no segundo século da igreja.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O Seráfico Pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas das chagas de Cristo, em 1224.

Hoje, seu exemplo muito frutificou. Fundador das três Ordens Franciscanas, seus seguidores ainda são respeitados e imitados. Seus exemplos são imitados por todos. De todos os santos da Igreja, Francisco é certamente um dos mais amados e conhecidos.

PROGRAMAÇÃO NA PARÓQUIA DO ROSÁRIO

Celebrado no dia 04 de outubro, São Francisco é sempre motivo de grande alegria e festejo na paróquia mais antiga de Vila Velha. Ao longo do dia, as pessoas poderão levar seus bichinhos de estimação para serem abençoados pela intercessão do santo que é patrono da ecologia e dos animais, sempre de hora em hora, a partir das 09 horas, no pátio do Santuário do Divino Espírito Santo.

No mesmo local, estará acontecendo durante todo o dia a feira de adoção de animais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha. Ano passado a feira fez tanto sucesso que até frei Adriano adotou um novo “aumiguinho”, o cachorro Catatau.

As missas em honra ao seráfico pai, Francisco de Assis, acontecerão ao meio dia e às 19 horas, também no Santuário de Vila Velha. A missa noturna será ainda mais especial pois contará com a presença não só de nossa fraternidade paroquial mas também as do Convento da Penha e de Colatina.

Na ocasião, os frades renovarão seus votos franciscanos e também terá início o tríduo em preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira da Paróquia e de Vila Velha. Após a missa, haverá barracas para comemorar os dois padroeiros, o do nosso carisma franciscano e a de nossas comunidades e cidade!