Programação de Natal e Ano Novo 2021

Caros Paroquianos,

Com o início do Advento, iniciamos nossa caminhada para o Natal. Natal é a festa da vida, da luz, do nascimento, do recomeço, da esperança que se renova em nossos corações pelo nascimento de Jesus.

Penso que a palavra “RECOMEÇO” seja a palavra motivadora deste momento, do ano que vamos iniciar. É preciso recomeçar, mas não do mesmo jeito nem do mesmo ponto onde paramos antes da pandemia. Somos desafiados a um recomeço criativo, a se reinventar a partir de coisas novas.

Não ter medo de recomeçar, de seguir adiante, com coragem e ânimo, pois Deus caminha conosco, jamais nos abandona. Ele é o Emanuel, o Deus conosco que nos acompanha no nosso dia a dia, em nossas lutas, sucessos e fracassos, esperanças e decepções. Somos convidados ao acolhimento de Jesus em nossas vidas, na vida de nossas famílias, de nossa cidade de Vila Velha.

No Menino de Belém, Deus vem ao nosso encontro para nos tornar protagonistas da vida que nos rodeia. Oferece-se para que o tomemos nos braços, para que o levantemos e abracemos; para que n’Ele não tenhamos medo de tomar nos braços, levantar e abraçar o sedento, o forasteiro, o nu, o doente, o recluso (cf. Mt 25, 35-36).

Neste Menino, Deus convida-nos a cuidar da esperança. Convida-nos a fazer-nos sentinelas para muitos que caíram sob o peso da desolação, que brota do fato de encontrar tantas portas fechadas. Neste Menino, Deus torna-nos protagonistas da sua hospitalidade. Que o choro do menino de Belém nos desperte da nossa indiferença, abra os olhos perante quem sofre. A sua ternura desperte a nossa sensibilidade e nos faça sentir convidados a reconhecer a Ele em todos aqueles que chegam às nossas cidades, às nossas histórias, às nossas vidas. Que a sua ternura nos convença a sentir-nos convidados a cuidar da esperança e encorajar aqueles que nada tem ou que caíram à beira do caminho.

Façamos de Belém, do nosso coração, casa da abundância e da acolhida! Que tenhamos todos um santo Natal, cheio de luz divina e um ano novo repleto das bênçãos do céu, com muito saúde e proteção.

Feliz Natal em nome dos freis! Abençoado ano de 2022!

Frei Djalmo Fuck (OFM) – Pároco

Confira a programação de fim de ano na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.