Paz e Bem!
O período mais importante para os cristãos no mundo inteiro, a Semana Santa, é um tempo de maior intimidade com o Senhor, que assumiu a humanidade para garantir a Salvação para todas as pessoas. Após praticar atitudes de jejum, caridade e oração, na caminhada da Quaresma, agora os fiéis são chamados a vivenciar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
No Domingo de Ramos, a Igreja recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e experimenta, a cada celebração, o caminho do Calvário. Na Quinta-Feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal, onde fazemos memória da simplicidade do Senhor, que lava os pés dos discípulos e se dá como o próprio alimento, o Verdadeiro Alimento. Este dia é a Instituição da Santa Eucaristia.
Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, dia de profundo recolhimento e oração, iremos passar pela escuridão, pela morte. É o dia em que praticamos jejum e dedicamos inteiramente nosso dia ao Senhor. Às 15h, haverá a Celebração da Paixão no Santuário do Divino Espírito Santo, paroquial. É importante lembrar que neste dia, em nenhum lugar no mundo se celebra a Santa Missa, pois o Senhor está morto.
No Sábado Santo, a Solenidade da Vigília Pascal, a maior de todas as vigílias, celebramos a certeza da vitória de Cristo sobre a morte.
“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira…”. A Igreja convida a todos a viver a alegria da ressurreição do Senhor. Cristo venceu a morte! Aleluia!!!
No Domingo da Páscoa, a grande festa da Ressurreição de Jesus. Tempo novo, tudo novo, vida nova, esperança nova… Neste dia, a Igreja se enche de júbilo e felicidade completa.
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário preparou uma programação especial que você possa viver bem os dias mais importantes da nossa fé católica. A preparação teve início na semana passada com as celebrações penitencias nas comunidades, que continuam ao longo desta semana e que também acontecerá na sexta-feira Santa. Neste ano, também retomam as apresentações o Teatro O Nazareno do Grupo Teatral Santa Clara de Assis, da nossa Paróquia.
*Com informações de Convento da Penha.