Orientações Pastorais

A seguir, seguem alguns pontos decididos em reunião pelos freis e diáconos da nossa Paróquia para reencaminhar a abertura gradativa e prudente de nossas atividades pastorais, particularmente as missas e celebrações dos sacramentos.

CASAMENTOS: aos poucos estamos retomando as celebrações matrimoniais nas nossas comunidades, especialmente no Rosário, Sagrada Família, Santuário e Santa Clara. Pedimos a compreensão das comunidades para poder atender os noivos, flexibilizando sobretudo os horários. Os casamentos marcados antes da pandemia já foram todos reagendados pela secretaria paroquial. Outros casamentos estão sendo marcados. Alguns informes importantes:

1. O número de convidados para a Igreja do Rosário, Sagrada Família e Santa Clara limita-se a 70 convidados e no Santuário, a 250 convidados. Se a casamento for realizado na Capela do Santíssimo do Santuário, o número não deve ultrapassar 10 pessoas.
  2. Neste ano está dispensado, por questão de prudência, o trabalho da equipe da Pastoral Familiar, responsável pela preparação dos noivos. Portanto, não haverá visitas às casas dos noivos. A preparação ficará a encargo exclusivo dos freis e diáconos, no momento da entrevista matrimonial.

PRIMEIRA EUCARISTIA CRIANÇAS: achamos por bem adiar as celebrações para a Páscoa de 2021. Neste período os catequistas continuem acompanhando seus catequizandos, de forma online. Não haverá catequese presencial neste ano.

CRISMA E PERSEVERANÇA: suspensa neste ano. Teremos que rever as turmas e modalidades no próximo ano.

CATEQUESE COM ADULTOS:  as celebrações dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma deverão acontecer no Advento deste ano (sábados, 17h). Formaremos duas ou três turmas aos sábados e celebraremos os sacramentos, inclusive a crisma. Esta celebração ficará a encargo dos freis.

PASTORAL DO DÍZIMO E EQUIPES DE LITURGIA E CANTO: pedimos que possam retomar suas atividades e escalas, sobretudo as pessoas que se sentirem em condições de saúde. Pedimos que os coordenadores motivem suas equipes (leitores, cantores, dízimo) para retomarem seu trabalho. Pensamos particularmente no Santuário, que já iniciou suas missas normalmente. Precisamos da ajuda de todos, das várias equipes se entre ajudando e também da presença de nossos jovens nas várias equipes, sobretudo naquelas com mais idosos e pessoas de risco. É tempo de recomeçar com doação e serviço.

CONFISSÕES NA SECRETARIA: suspensas na secretaria paroquial por tempo indeterminado. Portanto, não haverá ainda nos próximos meses atendimento presencial de confissão. Mas vamos propiciar celebrações comunitárias do perdão, especialmente no Tempo do Advento.

VISITA AOS DOENTES E UNÇÕES: a considerar, caso a caso, a juízo dos freis e secretaria paroquial.