Novo Regional Leste 3: É tempo de promover a sinodalidade da Igreja no ES

Paz e Bem!

O Santuário Divino Espírito Santo, localizado em Vila Velha, Espírito Santo, recebeu na manhã do último sábado (11), a Celebração Eucarística de Instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e marcou o início das atividades que serão desenvolvidas no decorrer dos próximos anos. O evento contou com a presença do presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, do secretário geral da instituição Dom Joel Portella Amado e reuniu bispos, padres, autoridades políticas, religiosos, seminaristas e fiéis das dioceses capixabas.

O novo regional é composto pela Arquidiocese de Vitória e pelas Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. A criação foi aprovada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB realizada no dia 14 de abril de 2021, a proposta no entanto, teve início em 21 de março de 2019 com apresentação de um projeto durante a reunião extraordinária da Província Eclesiástica de Vitória do Espírito Santo, realizada no Centro de Formação Dom João Batista, na capital Vitória.

A presidência do Regional Leste 3 é formada pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, escolhido como presidente; Dom Paulo Bosi Dal´Bó, bispo diocesano de São Mateus, é o vice-presidente; e o Secretário escolhido foi Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

A Santa Missa teve início com a acolhida da Imagem de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Estado do Espírito Santo e também do novo regional. Em seguida, os sacerdotes foram recebidos pela assembleia presente no Santuário e por outros tantos que acompanharam pelas redes sociais ou pelas rádios católicas que transmitiram a importante celebração.

Na homilia, Dom Walmor explicou que o motivo da criação do Regional Leste 3 como uma necessidade de fortalecer o jeito de ser Igreja no Espírito Santo e o encurtamento de distâncias para participar das formações e iniciativas do Regional. “O Regional Leste 3 nasce e todo mundo pensa assim: ‘mas ele é pequeno, quatro dioceses, quatro bispos…’ neste horizonte é importante termos essa perspectiva, neste horizonte da grande convocação do Papa Francisco de sermos uma Igreja mais sinodal, portanto de mais escuta, mais participação, recuperando raízes importantes na história da Igreja, porque a Igreja é sinodal, nasceu sinodal, e só pode ser uma Igreja fiel sendo sinodal”.

O presidente da CNBB falou ainda que a instalação do Regional Leste 3 é uma realidade que foi desejada ao longo de muitos anos de evangelização no Espírito Santo. “A criação do Conselho Episcopal Regional Leste 3 no estado do Espírito Santo tem uma grande importância porque valoriza de modo especial a singularidade da Igreja Católica neste estado, que aqui tem uma história longa de fé e portanto uma vitalidade muito própria. A instalação do regional permitirá fortalecer ainda mais o vigor missionário da Igreja”.

Por fim, Dom Walmor citou o Convento da Penha, saudou aos frades franciscanos e os devotos de Nossa Senhora da Penha. E deixou uma mensagem aos capixabas: “Aos capixabas que tanto prezamos, por sua cultura, por sua história, tradições e sua fé, a mensagem é continuar esperançando, o que significa valorizar o patrimônio que se tem, promovê-lo, transformá-lo e desdobra-lo em justiça, paz, prosperidade para todos, vencendo, sobretudo esses vergonhosos cenários de desigualdade social. O Espírito Santo tem tudo para ser um grande jardim, um verdadeiro jardim de justiça e de paz”, finalizou.

Dom Dario explicou que a criação do novo regional não é uma divisão. “Queremos mostrar que o crescimento da Igreja no Espírito Santo está se desenvolvendo, ela separa-se do Leste 2, não para dividir, mas para aumentar, crescer, multiplicar. Nós temos uma identidade própria, uma eclesiologia e é sinal que a Igreja está crescendo, é motivo de muita alegria para nós. Vamos juntos trabalhar, todos juntos!”, convocou.

O Governador do Espírito Santo Renato Casagrande, falou da parceria do governo com a Igreja. “A Igreja Católica está presente em todas as comunidades do Espírito Santo, trabalha o alimento espiritual mas trabalha na área social protegendo as pessoas mais vulneráveis, então seria quase impossível governar num estado desigual se não fosse instituições como a Igreja Católica”, comentou o chefe do executivo do Estado.

Ao final da Missa foi lida a ata de instalação do Regional por Dom Luiz Lisboa, secretário do Regional e assinado pelos bispos, e Dom Dario Campos agradeceu a todos os presentes nesse momento histórico para as Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo.

Confira mais fotos aqui.

Texto e fotos: Convento da Penha

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook