Movimento Laudato Si’ | O que é o Tempo da Criação?

Paz e Bem.

Desde o dia 1º de setembro, quando comemoramos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado com a Criação até o dia 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia, estamos vivendo o “Tempo da Criação”, Movimento Laudato Si’. Muitos cristãos se unem neste momento especial para refletir, rezar e realizar ações concretas que permitam à humanidade viver um estilo de vida que cuida solidariamente da Casa Comum.

  • O Tempo da Criação é um período para renovarmos a nossa relação com nosso Criador e com toda a criação através do arrependimento, da ação e alegria juntos. Durante o Tempo da Criação, nos juntamos às nossas irmãs e irmãos da família ecumênica em oração e ação pela nossa casa comum.
  • Neste ano, o Papa Francisco convida todas as pessoas a tomarem “uma ação decisiva e urgente” no Tempo da Criação para “transformar esta crise numa oportunidade. O grito da Terra e o grito dos pobres estão a tornar-se cada vez mais graves e alarmantes”. Agora é a hora de todas as pessoas, especialmente católicas e cristãs, aumentarem seu compromisso com nossa casa comum, fazendo mais do que nunca para proteger a criação de Deus.

Francisco demonstra consistentemente liderança profética em relação a esse tempo. Por três anos consecutivos, ele deu início à celebração de um mês convidando os católicos e católicas a se unirem à família cristã global em oração e ação pela criação do Pai.


Tempo da Criação é movimento Movimento Católico Global pelo Clima, que se une aos esforços de diversas iniciativas pelo mundo afora (e também de outras religiões) para agir em defesa do planeta. Uma ocasião oportuna para o exercício do cuidado. A iniciativa ecumênica celebrada desde 1989, propõe que os cristãos em todo o mundo busquem a reconciliação com nosso Criador durante esta celebração anual.

Tempo da Criação é um tempo de graça que a Igreja, no diálogo ecumênico, oferece à humanidade para renovar sua relação com o Criador e com a criação, por meio da celebração, da conversão e do compromisso conjunto.

Em outras palavras, o Tempo da Criação é a celebração ecumênica anual de oração e ação pela nossa casa comum.

Indivíduos e comunidades são convidados a participar por meio de orações, projetos de sustentabilidade e mobilizações.

  • Oração: Organize um momento ecumênico de oração que reúna todos os cristãos e cristãs para cuidar de nossa casa comum.
  • Sustentabilidade: Conduza um projeto de limpeza que ajude toda a criação a prosperar.
  • Mobilização: Defenda a justiça climática participando ou liderando uma campanha contínua, como o movimento de desinvestimento de combustíveis fósseis.

Clique aqui para baixar o Guia do Tempo da Criação em português

Por que é importante?

Agir durante o Tempo da Criação é viver nossa fé.

Jesús exorta os fiéis a trabalharem pelo bem comum, que exige dignificar a vida em todas as suas formas, cuidar da casa comum, comprometer-se na construção de uma vida mais justa e solidária, sociedades fraternas e pacíficas, entre outros aspectos fundamentais.

Muitas vezes, quando falamos de criação, isso se relaciona com a natureza, os animais, as paisagens, o sol, a lua, mas raramente se percebe que o ser humano é o ápice do trabalho criativo do Pai, “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom” (Gn 1:31), nos diz a Sagrada Escritura, dando a entender que Deus, depois da criação do homem e da mulher, se agrada de ver toda a sua obra.

A este respeito, é importante mencionar que, na Bíblia, existem diferentes referências à obra criadora do Pai, que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe (Rm 4:24) e, mais ainda, com amor ele organiza tudo para sustentar e promover a harmonia: “Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta” (Mt 6:26).

Em outras palavras, ele não é apenas um Deus criador, mas um Pai amoroso que cuida com ternura do trabalho de suas mãos e tem um sonho de fraternidade para toda a humanidade.

De acordo com o exposto, o Tempo da Criação é uma celebração que permite a todos nós nos reconhecermos como “obra do ato criador do Senhor”, e contemplar a natureza e tudo o que a habita e cuidar da nossa Casa Comum.

É necessário que todos os fiéis participem da celebração do Tempo da Criação. Dado que “o que era bom aos olhos de Deus tornou-se uma coisa explorável nas mãos do homem”, e é urgente que, como Igreja, desenvolvamos ações concretas de cuidado e preservação.

Para este ano, o tema proposto é “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus”. Oikos é a palavra grega que significa “lar” ou “casa”; o símbolo proposto é a Tenda de Abraão, que representa nosso compromisso em preservar um lugar para todos os que compartilham nossa casa comum.

Quem pode participar da celebração do Tempo da Criação?

Todos: crentes e não crentes. Porque todos somos chamados a viver em harmonia, sendo guardiões responsáveis ​​da nossa casa comum, o que implica que todos devemos nos comprometer a cuidar da vida em todas as suas formas, lembremo-nos que cuidar não se refere apenas a proteger, mas implica necessariamente amar, contemplar e sentir parte da obra criadora de Deus.

Convidamos você a fazer parte desta celebração a nível pessoal, familiar e comunitário. Compartilhe posts nas redes sociais com a hashtag #SeasonofCreation ou #TempoDaCriação. E não se esqueça de interceder por este tempo ao Senhor com a Oração pelo Tempo da Criação 2021.

Fonte: Franciscanos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook