Missa de Abertura dos festejos da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário

Ontem (7) demos início às festividades onde celebramos Nossa Senhora do Rosário, padroeira de nossa Paróquia e também da cidade Vila Velha, com Missa no Santuário de Vila Velha.

Estiveram presentes representantes das 10 Comunidades que compõe a Paróquia, que participaram da procissão de entrada junto com os ministros, coroinhas, acólitos e os freis de nossa Fraternidade Paroquial. Frei Adriano Nascimento, que presidiu a celebração, iniciou agradecendo a presença de todos, inclusive dos membros da Fraternidade O Caminho que encantaram a noite com cânticos religiosos.

Em sua homilia, Frei Adriano ressaltou a importância de celebrarmos Nossa Senhora do Rosário, mãe de Jesus, afirmando que essa devoção começou em 1570, quando um exército invadia a ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo.  No ano seguinte o Papa Pio V  com a República de Veneza, precisou conter a invasão na ilha.  Isso aconteceu em 07/10/1571 em uma batalha na região da Grécia, onde os cristãos reunidos formavam uma força pequena contra os inimigos.  De repente os cristãos viram que os navios recuaram e desistiram da invasão. Então fizeram um círculo e agradeceram a Nossa Senhora, porque se houvesse a invasão, teriam consequências desastrosas. São Pio V, quase no final do pontificado, percebeu que foi uma ação da Mãe de Deus e instituiu a data comemorativa de Santa Maria da Vitória, agradecendo à Deus em nome de todo o povo cristão.

Frei Adriano seguiu, afirmando que a data de hoje (7 de outubro) é um convite a todos os fiéis para que meditem sobre os mistérios de Deus e que nos ajuda a refletir sobre as aflições da vida.  A devoção do Santo Rosário  para que todos possam ter essa fé, vida de oração, unidos com toda a igreja requer que possamos  refletir sobre os mistérios, vida, paixão, morte e ressureição de Cristo. Vida com Jesus, filho de Maria, essa que renova a nossa esperança, a intercessora dos aflitos, da luta diária do povo de Deus.

“Que através da devoção do Rosário, possamos abrir o coração à graça de Deus.  Trazer a ação salvífica de Deus, a mãe da igreja, mãe de todos nós. Que a festa do Rosário possa recordar em nós, que somos todos filhos de Deus.  A mãe do meu Senhor tem um significado especial para todos nós”, concluiu Frei Adriano.

Frei Djalmo finalizou agradecendo a todos, de modo muito especial agradeceu à Comunidade do Rosário, que humildemente entendeu a necessidade de a Festa da Padroeira acontecer no Santuário, devido à pandemia, uma vez que o Santuário é amplo e arejado. Agradeceu a todas Comunidades presentes e convidou todos para participarem do Tríduo em preparação à Celebração de Nossa Senhora do Rosário que acontecerá no próximo domingo, afirmando os horários, inclusive da oração do Rosário, que será sempre às 16h durante o Tríduo, seguido da Missa.

Clique aqui para conferir o álbum com as fotos da abertura da Festa.

PASCOM, Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook