Mensagem do Ministro Provincial para o Natal

Paz e Bem!

Nas proximidades das festas natalinas quero me dirigir aos confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Saúdo com fraterna alegria as Irmãs Clarissas e também as irmãs Concepcionistas.

Estendo minha saudação aos irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular.

Cumprimento a todos que me concedem o privilégio de tê-los como irmãos e irmãs porque também partilham os ideais de Clara e Francisco de Assis.

Ouçamos o coro angelical a aclamar: “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens que Ele ama”.

O louvor que enche a noite de Belém traduz, ao mesmo tempo, a expectativa e a realização das promessas de Deus. As lições do presépio revelam Jesus Cristo como atenção de Deus para com suas prediletas criaturas. Jesus Cristo, encarnado na história humana, vestido da fragilidade nossa, é dom do céu que oferece à terra possibilidades de plenitude. Jesus Cristo é sinal inconteste do amor do Senhor e da sua escolha pela criatura mais frágil. Jesus Cristo, Príncipe da Paz anunciado pelos profetas, é a mais límpida tradução da boa vontade de Deus em relação à aliança que Ele constantemente renova com a humanidade.

O Senhor nos ama e demonstrou sua boa vontade para conosco. Boa vontade que suplanta nossa fragilidade e nos torna pessoas capazes de amar com ele. Na medida em que correspondermos a tão grande amor veremos reinar a paz sobre a terra. Paz abundante, paz transformadora, paz que sustenta a teimosa esperança que dá sentido aos nossos dias.

O Natal do Senhor inaugure tempos novos; tempos com a marca da reconciliação; tempos a serem vividos sob o signo do respeito e do acolhimento das diferenças.

A ternura do Menino sobre as palhas inunde nossos relacionamentos e nos leve ao abraço que recompõe, que repropõe a fraternidade.

Feliz Natal aos homens e mulheres que, incansavelmente, perseguem a boa vontade e, por isso, podem experimentar a largueza do amor do Senhor!

FREI PAULO ROBERTO PEREIRA

Ministro Provincial

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Compartilhe:

Facebook