Maria: testemunho, amor e milagre

Para encerrar as matérias especiais do Mês Mariano da Área de Vila Velha na Arquidiocese de Vitória, a nossa Paróquia foi mais uma vez a escolhida.

Agora, quem dá o testemunho é a dona Rosa Maria, paraense como é, não podia não ser devota de Nossa Senhora de Nazaré e ela nos contou um pouco dessa tradição e testemunhou milagres que recebeu em sua vida através de sua intercessão.

Um dos milagres mais marcantes, foi o fato do filho dela ter sobrevivido ao trágico acidente de avião em São Paulo no ano de 2007.

Confira abaixo a matéria na íntegra, que também está disponível em www.aves.org.br

Durante o mês de maio tivemos alguns testemunhos que retratam o amor de Maria na vida de seus devotos. Maria é para nós um canal de graça e força, referência de amor, paciência, humildade e serviço. Encerramos nosso ciclo Mariano, que realizamos neste mês de maio, com a história de uma Maria, a dona Rosa Maria.

Rosa Maria é paraense e relatou que desde muito pequena sempre teve devoção à Nossa Senhora de Nazaré – padroeira dos paraenses. O testemunho mais marcante de sua vida é sobre algo que aconteceu no dia 17 de julho de 2007. Muitos não se recordam, mas foi exatamente nesse dia que aconteceu, em São Paulo, o acidente com um voo da companhia aérea TAM.

Ela relatou que seu filho estava em uma reunião e de repente ouviu um barulho muito alto. O que ele não esperava era que o som ensurdecedor vinha da colisão do avião Airbus A320 com o prédio da TAM, onde ele estava. Dona Rosa Maria, que preparava uma surpresa para seu filho, relatou que naquele dia entrou em contato com sua nora que ao atender o telefone, perguntou se ela não estava assistindo os noticiários. Imediatamente e com o coração aflito, ela pegou o controle e ligou o aparelho. As imagens chocaram a mãe. Um prédio em chamas e a certeza de que seu filho estava lá dentro.

Naquele momento, Dona Rosa entregou a vida de seu filho nas mãos de Nossa Senhora. Emocionada, ela repetiu as mesmas palavras ditas naquele dia: “Agora é com a Senhora. A Senhora pode estar onde eu não consigo estar. Está em suas mãos”. A partir daí, ela relatou que iniciou-se uma sequência de milagres.

Dona Rosa Maria recordou que com o choque do avião com o prédio onde estava seu filho, parte da asa do airbus invadiu a sala onde ele se encontrava. Duas pessoas que também estavam na sala com seu filho morreram na hora. Ela contou que ele e outras duas pessoas saíram da sala para tentar se livrar das chamas, fumaça e possíveis desabamentos. O filho de dona Rosa Maria correu em direção aos fundos do prédio. Ela relatou que o primeiro milagre foi eles terem chegado até lá, pois naquele local havia uma saída. Com as escadas obstruídas pelos escombros e o elevador parado, eles sentiram que não deveriam pular.

Este foi o segundo milagre, pois dona Rosa Maria ressaltou que se tivessem pulado eles morreriam asfixiados e presos nos entulhos. Ela citou que diante dessa adversidade, eles optaram por procurar uma nova saída. Porém, como havia muita fumaça, seu filho se perdeu dos amigos. Acompanhando de casa toda a situação pela mídia e sem saber como estava seu filho, dona Rosa Maria voltou a clamar a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Enquanto isso, seu filho, dentro do prédio, também chamava por Nossa Senhora.

Emocionada, ela relatou que seu filho, após chamar pela Virgem, teve a imagem de Nossa Senhora bem nítida em sua mente. Com as lágrimas escorrendo pelo rosto, Dona Rosa contou que seu filho se lembrou de uma sala, localizada no terceiro andar onde havia uma janela. Ela atribui o terceiro milagre a esse acontecimento, pois ele mesmo evidenciou dizendo, após o ocorrido: “Mãe, não sei como cheguei até lá”. Após chegar ao local, ela contou que ele teve dificuldade para acessar o “basculante”, onde ficou pendurado com metade do corpo para fora do prédio pedindo ajuda.

quarto milagre foi ele ter optado por não pular do prédio em meio ao desespero pela sobrevivência. Dona Rosa Maria testemunhou que houve um segundo momento em que o filho teve novamente a clara imagem da Virgem em sua mente. Ela se emocionou novamente e relatou que, após fechar os olhos por alguns segundos e abri-los, seu filho conseguiu ouvir as pessoas tentando acalmá-lo. O andar onde ele se encontrava estava repleto de fumaça. A equipe dos bombeiros só insistiram em permanecer procurando, porque tinham a certeza que ele estava vivo no local.

Sem conseguir achá-lo, naquela sala, o quinto milagre foi ele conseguir tocar o capacete de um bombeiro com o pé. Dona Rosa Maria manifesta um amor incondicional por Maria e demonstra uma imensa gratidão pelos milagres realizados na vida de seu filho.

Assista aos trechos mais marcantes dessa entrevista no vídeo abaixo!

Texto de Renann Siqueira (Representante da PASCOM na Área de Vila Velha) e fotos de Isabela Ladeira (PASCOM Paroquial)