Lava-pés, o amor que brota do serviço

“Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Na noite da Quinta-Feria Santa, os católicos são convidados, para a Liturgia, e junto com Jesus, passar os seus últimos momentos. Popularmente a Celebração desta noite é conhecida como Lava-Pés, pois Jesus, num gesto de amor- doação, se abaixa e lava os pés de todos os discípulos, que com ele tomam a última ceia. Outro ponto central da liturgia de ontem, é a instituição da Eucaristia, Jesus deixa como prova de amor, a força viva do seu corpo e sangue.

Era a última noite de Jesus com seus discípulos, a agonia já tomava conta do coração do Cristo, pois ele sabia o que o esperava, a sua morte de Cruz. Mesmo sabendo, o que o esperava Jesus, ansiou por tomar a Última Ceia com seus discípulos. Foi nesta ceia que Jesus, nos ensina, que o maior mandamento é o amor, e que o mesmo deve brotar do serviço. Sendo assim, podemos afirmar, que o verdadeiro amor brota do serviço.

E como prova de amor, ele nos deixou a Eucaristia, que é o serviço por excelência, a presença verdadeira de Jesus no meio do seu povo. Deus onipotente, se faz pequeno para o nosso bem, entrega o seu Filho para nos salvar, e como nos lembra São Francisco, “Se humilha a ponto de se esconder, para o nosso bem na modesta aparência do pão”. Essa é a certeza de que Deus nos ama, e nunca nos deixará só.

A resposta, que nós devemos dar, a Cristo que entregou a sua vida por nós, é a de doar a nossa vida por nossos irmãos e irmãs. Doar a vida, significa amar, perdoar e lavar os pés uns dos outros. Abaixar o nosso corpo e o nosso coração para servir a todos, sem distinção, sem preconceitos, simplesmente amando, porque Aquele que primeiro nos amou morreu, numa cruz para nos salvar.

Confira como foi o Lava-Pés em nossa Paróquia.

Compartilhe:

Facebook