Investidura dos Ministros da Comunhão

Paz e Bem!

No último dia 14, na missa das 17:00, no Santuário de Vila Velha, 135 ministros, foram investidos e enviados ao serviço, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Alguns já desempenhavam esta doação e outros era a primeira vez, que tinham tamanha tarefa confiada a eles. A santa Missa de investidura foi presidida pelo pároco Frei Vanderlei, que levou a assembleia reunida e os ministros a refletirem o seguinte:

“Missão de se fazer dom e serviço para o outro e assim testemunhar com gestos concretos o amor de Deus, único capaz de transformar o mundo. A mensagem central do evangelho é o amor, que perpassa o desejo de ser canal da graça de Deus na vida da outra pessoa e com certeza não tem dinheiro nenhum que pague esta missão. Antes de Jesus o mandamento era amar o outro como a si mesmo e Ele nos traz outro: amar como eu vos ameis. E isso quer dizer que devemos estar atentos a seus sinais, suas atitudes pois assim não podemos ama como Ele amou”.

Continuou ele: “O Cristo que tanto amou, morreu para que cada pessoa alcance a felicidade. Isso nos deve incomodar e nos fazer refletir: qual é a nossa missão? Como pode Cristo acolher e perdoar aquele que faz o mal? Ele perdoa porque a pessoa demonstrou estar verdadeiramente arrependida do que ela fez. Os ministros devem ter a postura de querer compreender o outro, entender a vida da outra pessoa. Os mandamentos não foram escritos e ensinados para serem utilizados como instrumento que machuca e fere a vida da outra pessoa, mas sim um instrumento para edificar a vida do outro”.

“Um dos maiores mandamentos que Jesus nos fornece é o amor. O amor está até mesmo acima de verdade. Na missão de ministros, eles se deparam com realidades onde precisam silenciar, como um ato de coragem e não de covardia por vencer a si mesmo para evitar um mal maior. Não é fácil, mas quando chega a noite, podemos descansar com o coração tranquilo e conversar com calma com o outro, assim a possibilidade de se entender é maior. Isso é amor doação, sair de si mesmo em prol do amor comum. As vezes a pessoa que procura o ministro não tem a quem recorrer, e mesmo de modo imperfeito, ele deve dar o melhor de si e ter a compreensão de que devemos pensar aquilo que dizemos para o outro pois as vezes uma palavra dita de modo inoportuno, fere o próximo. Se a vida fosse assim, seria muito melhor e mais cômoda. Os ministros precisam abraçar com convicção a ideia de que são instrumento de Deus, com possibilidade de levar a paz, o conforto, de levar Jesus Eucarístico pras pessoas. As pessoas confiam muito neles e ficam felizes ao recebê-los, para isso eles precisam fazer isso valer pois é algo sublime. Claro, existem dias ruins, até mesmo para os freis, mas precisamos vencer nossos problemas para ser canal da graça para o outro e não tem dinheiro no mundo que pague isto”, finalizou o frei.

Após todos professarem a fé e o rito da investidura foi realizado.

E finalizando a liturgia assim exortou o pároco: “Nunca esqueçam que esse é um serviço gratuito. Aquilo que nos fazemos deve ser sempre por amor a Cristo. A nossa missão é agir como Cristo diante até mesmo de realidades não tão agradáveis. Quando me oferecem o amargor, eu ofereço a doçura e desta forma construímos um mundo melhor.”

Clique para ver as fotos.

Compartilhe:

Facebook