Frei Clarêncio na Solenidade de Pentecostes: “Que o Espírito Santo de Deus sopre sobre cada um de nós”

Paz e Bem!

Ao saudar a comunidade, nosso vigário paroquial, Frei Clarêncio Neotti, OFM apresenta a festa do Espírito Santo e relembra que este é um dos momentos mais importantes do cristianismo, e que tem relação direta com a fundação e o nascimento da igreja.

Com a festa de Pentecostes, temos a certeza de que “o espírito é que vivifica” (Jo 6, 63) – os cristãos, e também toda a Igreja.

A reflexão proposta por Frei Clarêncio envolve os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus. Ele lembra que estes dons são interdependentes, ou seja, que é fundamental que sejam buscados e praticados igualmente e simultaneamente, sem distinção.

Assim, podemos contar com essa luz intensa, que nos faz passar pelas trevas. Luz que nos guia e que ilumina as caminhadas, da igreja e dos cristãos. A presença do Espírito Santo traz clareza à mensagem anunciada por Deus e torna possível a compreensão da vontade Divina.

Assim como Santo Antônio invoca a presença do Espirito Santo, e sente a brisa e o vento, todo cristão deve fazer o mesmo: que o Espírito Santo de Deus sopre sobre cada um de nós. Que venha o Espírito Santo como uma brisa suave feita de amor e que penetre por todos os lados do nosso jardim e que traga os segredos da contemplação, da alegria espiritual e da ternura Divina.

No exemplo de Santo Antônio, e com a luz do Espirito Santo de Deus, vamos conseguir atravessar as trevas da violência física, dos desafios psicológicos, da humilhação econômica e da escravidão social.

Feliz aquele que merecer a piedade e a consolação do Espírito Santo. Vinde, Espírito Santo!