Frades do Espírito Santo se reúnem no primeiro encontro regional do ano

Paz e Bem!

Os frades do Espírito Santo se reuniram neste início de semana, para o primeiro Encontro Regional das três fraternidades franciscanas, compostas pela Paróquia Santa Clara (Colatina), pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha) e do Convento da Penha. O Regional aconteceu no Santuário do Divino Espírito Santo, no Centro da cidade canela-verde e contou com a presença do Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo Medella; do Definidor Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e dos freis que trabalham onde a Província atua no estado.

O encontro é o primeiro deste triênio e também o primeiro em toda a Província, que está presente em 5 estados do Brasil e na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, organizada em 5 grandes Frentes de Evangelização. Após o Capítulo Provincial, realizado em novembro do ano passado, e na sequência do Congresso Capitular, as fraternidades passaram por uma reconfiguração, o que é comum na caminhada fraterna franciscana.

Nesta ocasião, os freis apresentaram as realidades de cada casa e os principais acontecimentos, sempre de acordo com os Estatutos Particulares da Província, que destaca seus artigos no intuito de planejar suas atividades comuns, celebrar os eventos da vida franciscana e do regional e compartilhar documentos da Igreja, da Ordem e até mesmo da Província.

Frei Gustavo explica como se dá a realização dos regionais e a importância do primeiro encontro no estado. “O encontro regional é um espaço muito apreciado e muito importante da nossa vida provincial, da nossa formação permanente, porque é uma ocasião dos frades se encontrarem, partilharem a vida, fazerem também um momento de estudo, a partir da região onde estão presentes. Aqui no Espírito Santo, temos a oportunidade reunir os frades que atuam na missão evangelizadora de três fraternidades, se reúnem por dois, três dias, com o objetivo de estudar aquilo que é próprio da nossa vida, da convivência fraterna, como Província que somos”, enfatiza.

O Definidor Frei Fidêncio comentou sobre a importância de eleger, neste primeiro encontro, as funções do regional, sendo elas de coordenador e secretário, com seus respectivos vices. Frei Djalmo Fuck, Guardião da Fraternidade da Penha, foi reeleito como Coordenador Regional;  seu vice será Frei Vanderlei Neves, pároco da Paróquia do Rosário. O secretário continuará sendo o Frei Alessandro Dias e o vice, seu irmão, Frei Adriano Dias. “Estamos unindo todos os frades para rever nossa missão, as provocações que vieram do Capítulo Provincial e nos planejando para as atividades deste ano”, afirma o Definidor.

O objetivo do encontro regional é de partilhar as experiências bem como os desafios de cada fraternidade, e especialmente, refletir sobre o plano de evangelização que vai nortear o trabalho dos frades na Província da Imaculada Conceição. “Esse encontro também vai trazer as diretrizes do plano de Evangelização da nossa Província, ou seja, aquilo que deve nortear o trabalho em nossas diferentes frentes, seja nas paróquias ou santuários, na educação, seja nos meios de comunicação, seja no serviço social, temos diretrizes comuns que orientam todas as nossas atividades e cada atividade, por sua vez, vai fazer o seu plano operacional”, explica Frei Fidêncio.

Os freis também partilharam as celebrações dos centenários da Província e da Ordem. Os acontecimentos onde há presença franciscana no estado e fizeram apontamentos com planejamentos comuns. O próximo regional será no segundo semestre.

Confira as fotos aqui.


Texto e fotos de Cristian Oliveira

Compartilhe:

Facebook