Festa de Santa Clara de Assis, uma mulher eucarística

Na noite desta sexta-feira (11), junto com a família franciscana, rendemos graças a Trindade Santa pela nossa caminhada de fé, para darmos continuidade a missão herdada por Santa Clara de Assis. Três dias antes, a comunidade que tem a santa como padroeira iniciou suas festividades com o tríduo e neste dia em especial celebraram o dia à ela dedicado.

Clara Favorone di Offeduccio nasceu a 16 de julho de 1194, em Assis (Itália). Seu nome, dado pela mãe, é a sua identidade: “Clara de nome, mais Clara por sua vida e claríssima nas suas virtudes”. Esta é a nossa Clara de Assis, mãe e irmã, sopro do espírito, luz para os que buscam as trilhas do sagrado e a plenitude do humano! Santa Clara morreu em 11 de agosto de 1253, no Convento de São Damião, aos 60 anos, apertando nas mãos e no coração a regra de vida aprovada pelo Papa Inocêncio IV, seu sonho, vocação e realização.

Sua vida girava em torno da presença eucarística do Senhor. A Eucaristia era o lugar privilegiado de seu encontro com Cristo. Vivia a liturgia como a igreja deseja: saboreando os mistérios de Cristo; despertando em seu coração a alegria, a gratidão e o amor. Assim, brotou de seu coração inflamado a frase: “Ama totalmente aquele que totalmente se entregou por teu amor”.

Os festejos tiveram início com Adoração ao Santíssimo, fazendo jus ao carinho que a santa tinha pela Eucaristia. Também por isso, o tema da solenidade foi: “Santa Clara: mulher eucarística”. Em seguida, o pároco frei Vanderlei Neves presidiu a missa solene em honra a Clara. Logo no início da celebração, as “clarissinhas” e “francisquinhos” que marcaram presença em todos os dias de festa, acolheram com pétalas de rosas a imagem da padroeira, que fora trazida por membros da comunidade. Hoje vemos claramente que a luz acesa em São Damião há 800 anos se espalhou por todos os recantos do mundo e chegou até a essa igreja, clareando sua missão.

Ao final da missa, mais uma vez aconteceu o sorteio de um quadro e uma das coordenadoras da comunidade, agradeceu a presença e participação de todos que contribuíram para a realização da festa. “Pois se estamos aqui hoje é primeiro por graça de Deus e segundo porque cada um abraçou essa missão”, disse ela.

Antes da benção final, frei Vanderlei lembrou mais um dito de Santa Clara: “Nunca perca de vista o seu primeiro amor, o seu ponto de partida”. Lembrou que quando as vezes bate o desânimo em sua vida sacerdotal e religiosa, lembra desta frase da santa, recordando assim o que o fez escolher este caminho, e revigorando seu ânimo.

Dada a benção, a imagem da padroeira saiu a frente do corpo celebrativo e dos fiéis presentes e fora levada até o palco onde aconteceu show com o cantor Fábio Trindade, fruto desta comunidade, enquanto eram vendidos deliciosos quitutes e também realizados sorteios e muita diversão.

Veja as fotos da grande festa. Viva Santa Clara de Assis!!!