Festa de Nossa Senhora do Rosário – Padroeira de Vila Velha

Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário é o título mariano apresentado aquando da aparição da Santíssima Virgem Maria a São Domingos de Gusmão em 1214 na igreja do mosteiro de Prouille, na qual a mãe de Jesus entregou o Santo Rosário ao fiel religioso.

Uma das orações, cristãs mais conhecidas pelo mundo, e talvez se não a mais rezada pelo povo fiel, é Ave-Maria. E por consequência, o Santo Rosário, é a prece que todo cristão aprende como devoção desde o seio de sua família, na sua vivência de comunidade, e consequentemente leva no seu dia a dia. O Rosário é a oração de proteção, de pedido, de agradecimento e consequentemente de missão por excelência.

Na Pequena Igrejinha, da Prainha de Vila Velha, nasce essa cidade, que é embasada na fé, e fortalecida pela oração. Dedicada a Nossa Senhora do Rosário, essa Igreja, é o Templo Católico, ainda em funcionamento, mais antigo do país. Milhares de pessoas, encontram na simplicidade desse local, acolhida, proteção e refrigério, nos braços da Mãe do Santíssimo Rosário. Se colocar nos braços da mãe, é se entregara totalmente ao projeto do Pai, que é anunciar o Evangelho de Deus a todas as criaturas, a todos os povos, raças e línguas. Como Maria, fazer do silêncio uma fala eloquente de amor.

A Paróquia do Rosário, na festa da sua padroeira desse ano, atende aos apelos do Papa de uma Igreja em saída, da busca pela missão. O povo católico dessa cidade, que tem como padroeira a Virgem do Rosário, celebra a festa com um caráter de missão, de envio e de responsabilidade na construção do Reino de Deus, e proclamação de sua justiça. Aproveitar das Bênçãos da Virgem, e com a responsabilidade do mês de outubro, que é das missões, e levar Mensagem de amor a todas as pessoas. Anunciar nos lugares de fratura social e de exclusão, lembrando o que Nosso Senhor fez, que fora andar com os pobres e marginalizados.

Deste modo, na festa desse ano, além de pedirmos a graça e bênção, partiremos em missão. O tríduo será celebrado de uma maneira diferente, porém profética. E católicos de verdade são criativos e profetas.

Participe do nosso Tríduo, e da Missa da Solenidade, e honre com seu compromisso de batizado, ser missionário e enviado a levar o Reino de Deus a todos os povos e locais. Celebre conosco, e seja uma conta viva no Rosário de Nossa Mãe. E lembre-se de sempre em sua casa ensinar e rezar junto com a sua família a oração da Ave Maria.

Paz e Bem!

Confira a programação completa aqui.