Festa de Nossa Senhora do Rosário: padroeira da Paróquia e de Vila Velha

Paz e Bem!

Dia 7 de outubro é o dia de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira não só da nossa Paróquia de Vila Velha, no Espírito Santo, e suas dez Comunidades, mas de todo o Município de Vila Velha. A igreja Matriz, que leva o título da Padroeira, é a mais antiga do Brasil em funcionamento e a igreja-mãe de todas as outras da cidade. Por isso, todos estão convidados a participar e uma belíssima Festa.

Neste ano, as festividades acontecerão no Santuário do Divino Espírito Santo, pois a sede da igrejinha está em reforma. Os festejos terão início no dia 04 de outubro com a festa de São Francisco de Assis, e na ocasião estarão presentes os frades das fraternidades do Divino Espírito Santo, do Convento da Penha e da Paróquia Santa Clara de Assis em Colatina.

O tríduo seguirá nos dias 05 e 06, sempre às 19 horas sob o tema principal “Maria, nos ensina a seguir seu filho Jesus Cristo” e a cada dia um subtema diferente e após festa com barracas para celebrar a padroeira. Já a solenidade, no dia 07, terá a missa às 17 horas e em seguida a grande festa.

Como preparativos para a festa, as comunidades estão recebendo a imagem peregrina para momentos de oração, louvor e confraternização entre os fiéis.

IGREJA REMONTA A 1535

Depois de um grande restauro ao longo de 2016, a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída em estilo barroco singelo. A igreja original remonta a 1535, quando Vasco Fernandes Coutinho aportou para assumir sua capitania e dedicou a nova colônia ao Espírito Santo, por ser oitava de Pentecostes. Ainda não se tem plena certeza se a primitiva igreja foi consagrada a Santa Catarina (conforme promessa-juramento dos portugueses que se formavam em Coimbra, caso fossem fundadores de igreja) ou se a Nossa Senhora da Vitória (segundo a tradição dos reis de Portugal, desde a vitória de Aljubarrota, ao levantar a primeira capela aonde chegassem). Quando o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória e ao mesmo tempo difundiu por toda a Igreja a oração do Rosário em agradecimento à vitória de Lépanto no dia 7 de outubro de 1571, provavelmente o povo de Vila Velha passou a venerar Nossa Senhora da Vitória com o nome de Nossa Senhora do Rosário, prevalecendo este último nome já que se fundara nova cidade com o nome de Vitória. E com o nome de Nossa Senhora do Rosário, a igreja da Prainha chegou até os dias de hoje, sempre usada como ambiente de culto e recebendo o título de paróquia já em meados do século XVIII, sendo a mais antiga paróquia do Estado.

 

Anote na sua agenda e participe conosco da festa em honra a Nossa Senhora do Rosário!

Compartilhe:

Facebook