Dia do Leigo 2021

No último domingo do ano litúrgico, com a Solenidade
de Jesus Cristo Rei do Universo, Senhor da história, celebramos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, data em que o Conselho Nacional do Laicato do Brasil anima o laicato para recordar que “foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus e, a seu modo, feitos participes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na
Igreja e no mundo”. Doc. 105 CNBB nº 109.

O tema deste ano “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, por si já nos motiva a pensar a nossa vocação e missão como cristãos leigos e leigas: testemunhar Jesus é ser artífice de seu Reino de amor, justiça, igualdade, solidariedade… e como imitação do Mestre, estar a serviço da vida!

Somos iluminados a partir do livro do Êxodo (3,7-8) “Eu vi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo“. Só pode ver a aflição do irmão quem se propõe a abrir o seu coração, as portas e as janelas de sua casa e caminhar rumo às periferias, este é o sentimento e a espiritualidade que precisamos alimentar em nós, a dimensão do serviço do avental que nos faz servidores.

Os tempos são desafiadores, nunca foi tão difícil manter a profecia, mas nunca foi tão necessário testemunhar Jesus e seu Projeto em nossa sociedade, no apoio a tantas famílias enlutadas, junto aos jovens, aos desempregados, sem teto e descartados da sociedade. Por condição própria de nossa missão, somos nós, cristão leigo e leiga, chamados a testemunhar Jesus e assumir as cruzes dos mais sofridos, fazer com que os pobres tenham esperança, através do cuidado, da acolhida na vida.