Coletivo Criativo Prainha apresenta: “Dia do Chorinho Canela-verde”

Paz e Bem!

Por iniciativa do Coletivo Prainha, foi criado o Dia do Chorinho Canela-verde, que será comemorado anualmente na data de 06 de setembro,
data de nascimento de D. Maria do Bandolim, ilustre musicista
e moradora da Prainha.

O Dia do Chorinho Canela-verde será oficializado no próximo dia 06 de setembro de 2021, em evento que será realizado na Prainha, na praça atrás da Igreja do Rosário.

Neste dia haverá a assinatura da Lei pelo Prefeito de Vila Velha (Arnaldinho Borgo), roda de conversa sobre o chorinho e apresentação de dois conjuntos musicais de chorinho.

QUEM FOI D. MARIA DO BANDOLIM

Maria José Pinto da Vitória, mais conhecida como D. Maria do Bandolim foi uma grande instrumentista dessa modalidade que, à época, não era costumeiramente ministrado por mulheres.

A importância e o simbolismo de D. Maria do Bandolim para Vila Velha pode ser comparada à compositora Chiquinha Gonzaga, que lutou na defesa dos direitos das mulheres, tamanho seu significado e
desempenho em divulgar a nossa cultura. Onde havia festa lá estava D. Maria do Bandolim. Desde quermesses, shows beneficentes, acompanhamento de peças teatrais, até a “vida noturna” de Vila Velha.

O que mais marcou na trajetória de D. Maria do Bandolim foi sua participação nas apresentações do cinema mudo em meados de 1920. Certa vez acompanhou Altemar Dutra em uma apresentação.

Além de alegrar o povo com suas apresentações, D. Maria do Bandolim deixou um enorme legado musical, ensinando a arte de tocar bandolim a inúmeros alunos e revelando vários compositores. D. Maria do Bandolim faleceu no dia 23 de junho de 1988, aos 81 anos, deixando para nós enorme saudade por sua alegria de viver.

Dona Maria do Bandolim

Lançamento do Dia do Chorinho Canela-verde

No dia 6 de setembro (segunda-feira), véspera de feriado, a partir das 17h30min, o Coletivo Criativo Prainha convida a todos para o Dia do Chorinho Canela Verde em homenagem a Dona Maria do Bandolim.

O evento será realizado pelo Coletivo Criativo Prainha e conta com o patrocínio de diversas empresas locais e o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

O Coletivo Prainha é composto por empresários, criativos e moradores da histórica Prainha, onde estão o Convento da Penha, maior ícone do Espírito Santo, e a Igreja do Rosário (Matriz da nossa Paróquia), a terceira mais antiga do Brasil e a primeira em funcionamento. O grupo tem por objetivo a promoção da cultura, arte, história, turismo e gastronomia da região.

São esperadas cerca de 80 a 150 pessoas e por isso a noite cultural será na parte externa da Igreja do Rosário, para garantir a segurança de todos, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras e higienização das mãos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook