Coleta missionária será realizada neste final de semana

Neste final de semana, dias 23 e 24 de outubro, a Igreja do Brasil realiza a Coleta Missionária durante as celebrações em todas as dioceses. As contribuições arrecadadas beneficiam centenas de projetos para milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo, através do Fundo Mundial de Solidariedade.

A Coleta Missionária quer despertar a sensibilidade para poder ajudar tantas regiões necessitadas de missionários e de recursos. No mês dedicado às Missões, a Igreja celebrou no último domingo (17/10) o Dia Mundial das Missões, instituído pelo papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

Motivados pela Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, a Campanha Missionária de 2021 destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança: “Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.” (Papa Francisco)

Na Província Franciscana da Imaculada Conceição, as missões fazem parte de uma das cinco Frentes de Evangelização. “A missão para nós, frades menores, antes de ser alguma coisa a fazer, é a razão pela qual existimos”, como indica o Plano de Evangelização da Província. “Todos os irmãos participem do múnus evangelizador da Igreja e, seguindo o exemplo de São Francisco, que ‘de todo o seu corpo fez uma língua’, estejam prontos a acolher a inspiração do Senhor e, onde quer que forem chamados e enviados, por palavras e obras, edifiquem todos os povos com a pureza de toda a sua vida”, diz as Constituições Gerais dos Frades Menores.

A Missão de Angola faz parte desta Frente da Província, onde há 36 anos se dedica em trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; apoio e ajuda a centros de educação e projetos sociais.

A ajuda material pode ser feita através dos envelopes distribuídos nas paróquias durante o mês missionário.

Fonte: Franciscanos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Facebook