As coletas do final de semana 21 e 22 de outubro são destinadas às missões. Foram distribuídos envelopes específicos, porém, na Arquidiocese de Vitória e em todas as dioceses e arquidioceses no mundo enviarão as coletas para o Fundo Mundial da Solidariedade, que mantém centenas de projetos de evangelização nos países mais pobres do mundo.
Como doar
Você pode fazer sua doação para as missões de três formas: 1. colocando a sua doação no envelope e entregando na comunidade ou paróquia. 2. participando de celebração ou missa e fazendo sua doação na hora da coleta. 3. Fazendo transferência por PIX direto para Pontifícias Obras Missionárias (POM). A chave PIX é: e-mail [email protected]. Pode usar também o QR Code ou que se encontra no envelope especifico da coleta.
Por que doar?
Os projetos de evangelização e pastorais nos países pobres precisam da ajuda de todos para serem mantidos. Por isso o Papa Pio XI, estabeleceu em 1926 o Dia Mundial das Missões. Os recursos arrecadados são administrados pela POM. Esta iniciativa chama a atenção dos cristãos católicos para a responsabilidade de todos com as missões e também para despertar um olhar de carinho para com os mais necessitados.
Os principais projetos foram elencados no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; meios de comunicação social e de transportes; apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de pessoas com deficiências físicas; construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; e subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.
Como as doações chegam a quem precisa
As comunidades e paróquias recebem as ofertas para as missões nas coletas dos dias 21 e 22 de outubro. As paróquias enviam para a Arquidiocese todo o valor arrecadado nessas coletas. A Arquidiocese envia o valor recebido para as Pontifícias Obras Missionárias em Brasília, que comunica e informa sobre o valor arrecadado ao Dicastério (Secretaria) para a Evangelização em Roma e repassa os valores de 80% para o Fundo Mundial de Solidariedade. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.
Outras Informações:
- Atualmente 1.118 dioceses pobres na África, Ásia, Oceania e América Latina recebem auxilio da Coleta Missionária.
- Em 2022, a Igreja no Brasil contribuiu com o Fundo Mundial de Solidariedade com o valor de R$ 7.614.867,96.