Carta de Conclusão da Assembleia do Povo de Deus

15 de fevereiro de 2020

“Eles se mostravam assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. At 2,42
“E passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” At 8,40

Minhas queridas irmãs e meus queridos irmãos leigos(as), seminaristas, diáconos e padres

Paz e bem!

Ao término da Assembleia do Povo de Deus que foi acontecendo ao longo do ano 2019 e agora concluímos, quero agradecer a boa vontade, o tempo, a generosidade e o comprometimento de cada uma e cada um durante todo o processo de escuta e de elaboração de propostas pastorais. Os projetos e o plano pastoral nos ajudarão na caminhada, mas o mais importante foi o encontro, as discussões e as partilhas que aconteceram em cada etapa e o nosso sentimento de pertença à comunidade eclesial de cada um e à arquidiocese que foi fortalecido. Guardemos tudo em nossos corações!

Agora, além das Comissões para a justiça e paz, para a ação missionária, para a animação bíblico-catequética, para a liturgia e ministérios, para a vida e família, para a juventude e para o laicato, temos também os vicariatos para a ação social, política e ecumênica e para a comunicação. Tudo isso para que possamos levar em frente nossos projetos pastorais. Juntos vamos continuar comprometidos com a Igreja de Vitória e em comunhão com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Papa Francisco para sermos cada vez mais uma Igreja em Saída.

Os projetos que o plano de pastoral apresenta foram aprovados por todos os participantes e serão realizados com o serviço de cada grupo, mas com a oração e o apoio de todos, pois a vida em comunidade é estar atento à necessidade do outro e apoiar sempre.

Percebemos, no decorrer da Assembleia, que temos muitos desafios a enfrentar como a ajuda aos mais pobres, o fortalecimento da esperança, o fortalecimento da espiritualidade, o conhecimento dos documentos e da doutrina da Igreja, a vivência comunitária, maior assistência nos bairros, o diálogo ecumênico e inter-religioso e  o empenho pela paz. Mas precisamos trabalhar com esperança e, principalmente, confiança em Deus que nos assiste sempre.
São muitos projetos eu sei, mas eles serão realizados por etapas e por cada pastoral, cada movimento, cada associação. A minha palavra é de estímulo e agradecimento.

Ao encerramos esta Assembleia não podemos deixar de prestar nossa solidariedade às vítimas da violência que aterrorizou a cidade de Vitória na última sexta feira. Violência que não é de agora, mas fruto da falta de uma política de segurança pública efetiva direcionada a todos.

Caminhemos juntos! Apoiemo-nos! Sejamos próximos uns dos outros! Estejamos atentos aos apelos pastorais! Sejamos um só corpo!  Sigamos fiéis à Palavra, atentos à partilha do Pão, prontos para exercer a Caridade e firmes na vocação Missionária de discípulos de Jesus.

Deus abençoe a cada um
Dom Dario Campos