Paz e Bem!
O diaconado permanente é um ministério que já esteve presente nos primórdios da Igreja. Sete homens “de boa reputação, repletos do Espírito de sabedoria” (At 6,1-6), foram escolhidos para serem os primeiros diáconos. As primeiras orientações sobre a formação dos diáconos e sobre o estatuto jurídico foram propostas por São Paulo VI, em 1967, e, posteriormente, retomadas pelo Código de Direito Canônico, em 1983.
Quem são os diáconos permanentes?
Eles são pais de família, com vida matrimonial estável, com mais de 35 anos. Devem ser participantes assíduos da comunidade. Só podem ser admitidos candidatos que participem ativamente da comunidade, com uma boa caminhada formativa e espiritual e que sejam aceitos pelos irmãos da comunidade. Sua esposa deve concordar e participar ativamente. Desde há mais de cinquenta anos já temos este ministério na Igreja, que ainda não tinha sido suficientemente esclarecida sua importante missão. Também são ordenados diáconos transitórios aqueles seminaristas que depois irão receber o sacramento da ordem, como presbíteros. Seu fundamento está em Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos (Mt 20,28), testemunhou e ensinou que aquele que quiser ser o maior, seja o servo de todos (Mc 10,42-44). Mas, do mesmo modo, na Igreja, toda ministerial, temos a presença da diaconia, como um dos ministérios ordenados. O Sacramento da Ordem tem três graus: o episcopado, o padre e o diácono. No sentido cristão, a hierarquia é um serviço prestado à comunidade (Rm 13,4) e, como tal, foi instituído por Cristo, a fim de prolongar sua missão redentora no mundo até que Ele venha (cf. LG 18). De fato, “no grau inferior da hierarquia encontram-se os diáconos. São-lhe impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço” (LG 41).
10 anos de ordenação do Diácono Carlos
Na próxima quinta-feira (06), o diácono permanente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Carlos da Silva, celebra 10 anos de ordenação diaconal. A Paróquia se reunirá no Santuário do Divino Espírito Santo para Missa em Ação de Graças por este irmão que tanto se dedica as nossas comunidades, às 19 horas. Todos são convidados!