Abertura da Assembleia do Povo de Deus: “Que tenhamos nosso Plano Pastoral com a cara da nossa Igreja de Vitória”

Paz e Bem!

Na noite desta sexta-feira teve início a Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus, que tem o objetivo de avaliar o Plano Pastoral da Arquidiocese de Vitória, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os anos 2020-2023, a partir da escuta das comunidades, paróquias e áreas pastorais, acolhendo as propostas e sugestões dos membros delegados.

O objetivo foi bastante frisado por Pe. Renato Criste, coordenador do Departamento Pastoral, durante sua fala na abertura do evento, iniciado com uma belíssima celebração na qual foram lembrados momentos importantes da história da Arquidiocese de Vitória. Padre Renato recordou todos os passos que conduziram até o atual momento da Assembleia.

Dom Dario fez uma reflexão após a leitura do Evangelho e falou da alegria que estava sentindo com a presença de cada um que está participando da Assembleia.  Ele lembrou também com carinho das visitas às áreas pastorais logo que assumiu o arcebispado na Arquidiocese de Vitória e de como se sentiu acolhido por todos. “Foi muito bom ter visitado e conhecido as áreas e todo seu povo porque ao voltar em outras oportunidades, como festas de padroeiros, me senti em casa”, afirmou.

Para Dom Dario, os passos de Assembléia têm sido fecundos, confirmando a proposta de ser uma Igreja  onde todos caminharem unidos, comprometidos com a solidariedade, tendo Francisco como guia que convida a todos a ter uma atitude de cuidado com os mais necessitados.

“Nessa certeza somos convocados pelo batismo, a participar da construção do Reino, mesmo com as dificuldades que surgem no caminho, temos a certeza que o Senhor está conosco. Agradeço de coração porque  neste final de semana vocês deixaram seus lares, comunidades e paróquias para sermos esta  Igreja que caminha unida”, afirmou.

Ao falar das dificuldades durante esta caminhada, Dom Dario  falou sobre a violência, citando o triste episódio ocorrido em Vitória na manhã desta sexta-feira.
“Muitos são os desafios do nosso tempo, corrupção, a exclusão, o desemprego…Não podemos deixar de falar da violência que hoje vivenciamos bem próximo de nós e que tem roubado a vida de tantos jovens . Todavia somos chamados pelo Senhor a seguir nosso caminho como seus discípulos missionários. Que nesses dias o Espírito Santo nos ilumine a fim de que todos os momentos da nossa Assembléia sejam frutuosos. Iniciemos esse encontro de conclusão cheios de alegria e vigor, próprio de quem encontra com Jesus. Quem encontra com Jesus volta por outro caminho. Que Nossa Senhora da Vitória interceda por todos nós. E que tenhamos nosso Plano Pastoral com a cara da nossa Igreja de Vitória”, concluiu.

Durante a abertura houveram também a exibição de um vídeo feito pelo Departamento de Marketing e Comunicação  da Arquidiocese, que lembrou todas as etapas da Assembleia com depoimentos de participantes das etapas preparatórias, e as falas do Coordenador de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Anherson Franklin e da assessora Tânia Maria, que fez uma análise da fase de escuta nas comunidades, paróquias e áreas pastorais.

Após a fala de Tânia, foi entregue aos participantes um esboço do Plano de Pastoral e, em seguida a oração final.

Fonte: AVES