Província intensifica pedido de oração ao Papa Francisco

Nas últimas horas, o olhar do mundo está voltado para a situação crítica de saúde do Papa Francisco.

Na tarde deste domingo, 23 de fevereiro, a Sala de Imprensa da Santa Sé  informou que a condição do Santo Padre continua crítica; entretanto, desde a noite sábado, 22, não houve crise respiratória.

Ele foi submetido a duas unidades de hematologia concentrada com benefícios e um retorno do valor da hemoglobina. Sua plaquetopenia permaneceu estável; no entanto, alguns exames de sangue mostram insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. A terapia com oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais continua.

O Santo Padre continua vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado.

Na noite de ontem, foi divulgado o boletim mais alarmante dos últimos 10 dias sobre a internação do Pontífice no Hospital Gemelli, em Roma, onde deu entrada, no último dia 14, com a indicação de um quadro de bronquite, que durante a semana evoluiu para um diagnóstico de pneumonia bilateral, exigindo um tratamento medicamentoso mais intenso.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Os exames de sangue de hoje também mostraram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões. O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento o prognóstico é reservado”.

Foto: João Rangel

Pedido de oração

Diante desse quadro, mais uma vez a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, manifesta sua solidariedade ao Santo Padre e mantém firmes suas orações pela plena recuperação de Vossa Santidade.

O posicionamento da Província que está presente em cinco estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo) por meio de suas Fraternidades, além dos nossos irmãos angolanos da Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus da Angola (FIMDA), chega também como um pedido a todos os fiéis dessas regiões.

Neste momento, elevemos nossas preces para que Nossa Senhora da Imaculada Conceição interceda junto a Deus pela recuperação do Santo Padre Papa Francisco. Peçamos que Deus abençoe nosso Sumo Sacerdote para que ele torne-se ainda mais forte diante desta grande tribulação que está vivendo.

Acreditamos que este servo do Senhor tem sido exemplar em sua missão evangelizadora, que carrega um olhar piedoso para os filhos e filhas de Deus, especialmente os pobres, oprimidos e humilhados, sob a ótica de uma Ecologia Integral.

Nossa missão, enquanto seguidores de Jesus Cristo e fiéis à devoção à Virgem Mãe de Deus e nossa, é mantermo-nos firmes na esperança de que o Senhor é um bom pastor que não abandona suas ovelhas, nem seus pastores que estão aqui para nos guiar, assim como o Papa Francisco.

O Cardeal Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos  do Brasil),  também frade da Província da Imaculada, falou com o site Franciscanos sobre a situação do Papa Francisco e reforço o pedido de oração.

“A fragilidade é uma característica da natureza humana e o Papa Francisco também é um ser humano. Nesses dias, a fragilidade se fez sentir ainda mais forte. Juntos, como Igreja, rezamos solicitando a graça da saúde e força para que o Pontífice continue desenvolvendo o que ele solicitou há quase 12 anos. Rezemos pedindo pela sua saúde e restabelecimento, afim de que possa dar continuidade a uma obra iniciada não somente por ele, mas também inspirado pelo Evangelho e atento aos sinais dos tempos. Reforçamos o apelo a todas as nossas comunidades para que elevem aos céus suas preces, pedindo pela recuperação pronta e rápida do Santo Padre”, concluiu.

—————————-

Rezemos pelo Papa :

Ó Senhora, Mãe do belo amor e da santa esperança,

instruí-nos na prática das boas obras.

Ao vosso patrocínio recorremos, não desprezeis

as nossas súplicas e amparai-nos em perigos.

Afastai-nos, ó mãe, de todo contágio do mal,

para que irradiemos a vossa pureza.

Sejamos generosos na doação e fervorosos na oração.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus.

Mensagem do Angellus

Pelo segundo domingo consecutivo, o Santo Padre não esteve presente no Angellus. No entanto, enviou uma mensagem, dirigindo-se primeiramente aos profissionais de saúde que o assistem:

“De minha parte, continuo confiante na internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”.

O Santo Padre também saudou os candidatos ao diaconato e a todos os participantes do Jubileu dos Diáconos, realizado nestes dias no Vaticano e que, na manhã deste domingo, participaram na da Missa na Basílica de São Pedro, presidida, por delegação do Papa, por dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização:

“Caros irmãos diáconos, vocês se dedicam ao anúncio da Palavra e ao serviço da caridade; desempenhem seu ministério na Igreja com palavras e ações, levando o amor e a misericórdia de Deus a todos. Exorto-vos a continuar com alegria o vosso apostolado e – como sugere o Evangelho de hoje – a ser sinal de um amor que abraça todos, que transforma o mal em bem e gera um mundo fraterno. Não tenham medo de arriscar o amor!”

Papa Francisco também convidou os fiéis a rezarem pela paz em todos os países onde há conflitos dramáticos, da Palestina ao Sudão, com um pensamento particular para a Ucrânia, onde, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, completa-se três anos da invasão em grande escala pela Rússia, segundo ele, uma vergonha para o mundo inteiro;

“Amanhã marca o terceiro aniversário da guerra em larga escala contra a Ucrânia: um aniversário doloroso e vergonhoso para toda a humanidade! Ao renovar minha proximidade ao martirizado povo ucraniano, convido-vos a recordar das vítimas de todos os conflitos armados e a rezar pelo dom da paz na Palestina, em Israel e em todo o Oriente Médio, em Mianmar, no Kivu e no Sudão”.

Por fim, o Papa agradeceu as muitas demonstrações de carinho recebidas nos últimos dias, fazendo particular referência àquelas das crianças:

“Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim”.

Adriana Rabelo- Site Franciscanos

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-02/papa-francisco-angelus-texto-23-fevereiro-2025.html

Compartilhe:

Facebook