Paz e Bem!
Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a nossa caminhada quaresmal. Quaresma é tempo de mudança de vida, de uma autêntica conversão e Deus nos convida a uma oração mais intensa, um jejum verdadeiro e uma caridade expressiva. As cinzas impostas em nossas cabeças durante o dia nas celebrações das comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, recordam nossa fragilidade humana convidando-nos a nos abrir à misericórdia divina.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 28,3)”, que nos guiará na reflexão e conversão.
No compromisso de vivermos este tempo de graça, os fiéis se reuniram para a celebração das cinzas. Para o pároco, frei Vanderlei, devemos neste tempo quaresmal nos aprofundar nas três dimensões a qual o período nos convida: oração, jejum e caridade.
Na dimensão da oração, o frade nos lembra os diversos santos que conhecemos e que devemos tomar como exemplo para nossa espiritualidade, como Maria e Santa Mônica, que rezaram incansavelmente pelos seus filhos e alcançaram a graça desejada.
Para o jejum, o pároco convida os fiéis a não somente jejuar para deixar de comer algo que gostamos, mas também o jejum daquilo que fazemos e falamos, para aprendermos a dizer não àquilo que nos afasta dos planos de Deus em nossas vidas.
E por último, a caridade. Para frei Vanderlei, devemos sim nos preocupar em partilhar o pão com aqueles que necessitam, mas também precisamos estar atentos a outras necessidades como a de escutar o que o irmão tem a dizer, muitas vezes eles só precisam de um ouvido atento. E lembrando o Evangelho, reforça que não devemos fazer caridade querendo aparecer, mas como diz o Evangelho proclamado no dia: ” que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”. Sobretudo em tempos de redes sociais, devemos cuidar para não expor as pessoas as quais ajudamos, ferindo assim sua dignidade.
Neste dia, damos início também à Campanha da Fraternidade, que ainda segundo o frei, nos exorta a vivermos mais nossas amizades presenciais, a darmos valor a elas, e nos convida a sermos todos irmãos como traz o seu lema. Um tema importante em meio a tantas amizades virtuais.
Celebremos bem o tempo quaresmal para juntos vivermos o grande mistério da Semana Santa. Clique e confira a programação que a Paróquia preparou.