Sexta da Paixão: “Vinde Adoremos”

Em profundo silêncio, teve início a Celebração da Paixão do Senhor, que reuniu as dez comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário no Santuário do Divino Espírito Santo, na hora da misericórdia. Fomos convidados a permanecer aos pés da cruz do Senhor e a adorar o Crucificado, elevando nossa oração por toda a humanidade resgatada pelo seu sangue redentor.

Ao entrarem pelo corredor central, os frades da fraternidade paroquial, os diáconos permanentes e frei Felipe Carretta que é fruto da paróquia e está na cidade por ocasião da 454ª Festa da Penha que começa no próximo domingo, prostaram-se diante do Altar do Senhor.

A celebração seguiu com o rito da Liturgia da Palavra, com representantes das comunidades fazendo as proclamações e a homilia feita por frei Adriano. Em seguida, foi o momento da Oração Universal, onde rezamos pela Santa Igreja, pelo Papa, por todos os membros da igreja, pelos catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não creem no Cristo e em Deus, pelos poderes públicos e por todos os que sofrem.

Após a oração, o diácono Carlos, acompanhado por acólitos e por frei Adriano, fizeram a apresentação da cruz, proclamando: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde, adoremos.” A entrega de Cristo ao Pai e à humanidade na Cruz, é o mais sublime sinal de amor. Ao venerarmos hoje a Cruz, expressamos nosso gesto de amor àquele que “se entregou e se fez obediente até a morte”. Os frades e diáconos fizeram seu momento de Adoração de Cristo na Cruz, e os fiéis puderam fazê-la ao final da celebração.

Todos os anos, na Sexta Feira da Paixão, a Igreja de todo mundo se une em solidariedade e realiza a tradicional coleta para ajudar a Igreja e os cristãos que vivem “nos lugares santos”. Os fiéis fizeram suas generosas ofertas enquanto os Ministros prepararam o altar para o rito da Comunhão.

Ainda em silêncio, após adorarem Cristo na Cruz, encerrou-se a celebração da Sexta-feira Santa e os paroquianos se retiraram, sem benção final, pois na noite de sábado, encerraremos o Tríduo com a Vigília Pascal.

Veja as fotos.