Paz e Bem!
O 5º dia da Novena de Pentecostes foi celebrada pelo Frei Adriano Dias do Nascimento e concelebrada pelo Frei Clarêncio Neotti. O tema do dia foi: “Jesus é o Messias enviado aos pobres.” A equipe do Terço dos Homens entrou em procissão e uma criança acendeu a vela do 5º dia.
Frei Adriano refletiu sobre qual era essa pobreza da qual estava sendo falada: “Que pobreza é essa que preocupa, fragiliza e mata a vida de todos os seres humanos?” E respondeu a pergunta descrevendo os dois rostos da pobreza: as estruturas de desigualdade e o vitimismo.
A estrutura de desigualdade, seja ela na família, nas instituições, no trabalho, na saúde pública ou no relacionamento entre pessoas, foi chamada de um dos rostos da pobreza. O outro rosto, o vitimismo, se dá através do acômodo na própria dor, existencialismo e a cultivação da pobreza que mata.
O frade disse que Deus nos visita até mesmo na nossa pequenez, pobreza e miséria. Lembrando que Deus não vem para punir ou castigar e sim para abençoar. E exaltou que todos somos chamados a celebrar a presença do Espírito Santo que é o maior sinal da presença de Deus, e que Ele está no meio de nós.
Completou dizendo que aqueles que clamam a Deus e anseiam por justiça, paz e alegria são os Bem Aventurados e que deles é o Reino dos Céus. Que a benção santifica o nascimento e a morte, e que traz saúde e união.