Nesse sábado encerramos o Tríduo em preparação para a Celebração de Nossa Senhora do Rosário, com o tema “A fé é prática!”
Acolhemos a procissão de entrada com os coroinhas, ministros, os Freis de nossa Fraternidade Frei Djalmo, Frei Clarêncio, Frei Adriano e Frei Alessandro Dias do Nascimento do Convento da Penha, que presidiu a Celebração.
Frei Alessandro acolheu a todos presentes, de modo especial as Comunidades São Marcos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e também a Fraternidade O Caminho que estava presente de forma expressiva.
Em sua homilia, Frei Alessandro ressalta a importância do tema da noite, afirmando que “feliz aquele que ouve a palavra de Deus e a põe em prática”, e das dificuldades que todos nós temos em praticar o que ouvimos. Desde a educação que recebemos de nossos pais que nos ensinam as boas maneiras, mas muitas vezes temos que apanhar para colocá-las em prática da forma correta. Quando atingimos a maturidade, já não mais precisamos das correções dos pais. Assim também acontece com as coisas de Deus. Precisamos ter maturidade na fé.
O evangelho nos mostra quando uma mulher elogia e fica impressionada com Jesus, viu nele alguém admirável e elogia a mãe de Jesus: “Feliz o ventre que te trouxe…”. Jesus responde: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Com todas as dificuldades que temos é possível colocar a palavra de Deus em prática. Temos os exemplos dos Santos, São Francisco e Santa Terezinha do Menino Jesus. A Palavra de Deus sempre nos convida a refletir sobre a prática da palavra. Lembrou de Carlo Acutis que teve como meta estar unido com Jesus e buscou a santidade, seguindo a palavra.
A devoção do terço, oferecer rosas, meditar a vida de Jesus, nos leva a meditar sobre nossos sofrimentos. Também sentimos agonias e aflições. Nossa Senhora nos ensina a gestar Jesus em nós, dar à luz a Jesus em nossas vidas.
“Mais feliz é quem ouve a palavra de Jesus e a põe em prática”, reafirmou Frei Alessandro.
Nossa Senhora, além de mãe biológica de Jesus, foi sua seguidora. Jesus reúne todos nós, todos estamos sob o olhar misericordioso de Jesus. É a fé em Jesus que nos transforma, finalizou Frei Alessandro.
Com a palavra, Frei Djalmo, agradeceu a todas Comunidades pelo empenho para realização do Tríduo, e reiterou os agradecimentos à Comunidade do Rosário, que acatou prontamente a importância de transferir a Festa do Rosário para o Santuário nesse ano, devido à pandemia.
Clique aqui e confira o álbum do último dia do tríduo.
PASCOM, Nossa Senhora do Rosário